1.
No último sábado o Vitória foi a votos. O sufrágio, como era esperado, decorreu em concordância com a grandeza do clube. A forte participação e a urbanidade com que decorreu o ato eleitoral, depois de uma campanha eleitoral esclarecedora, mostra o enraizamento democrático vitoriano.
Foram dois os projetos em confronto para a governação do Vitória no próximo triénio, o que saúdo. A vontade dos sócios foi clara na recondução do presidente António Miguel Cardoso e da sua equipa, que vê assim legitimado o seu projeto com quase 90% dos votos. Este robusto resultado nas urnas, concedido pelos sócios, estabelece uma avaliação positiva do mandato anterior e eleva a fasquia da exigência e da responsabilidade para o mandato que se segue. Felicito o presidente António Miguel Cardoso pela sua vitória nas urnas, na expectativa que o sucesso do seu projeto afirme o nosso Vitória.
2.
Ainda os votos não estavam todos contados e o Vitória já entrava em campo para um jogo que se apresentava de elevada dificuldade. No D. Afonso Henriques o Vitória venceu o Casa Pia, adversário direto na tabela classificativa, com um solitário de Umaro Embaló. O resultado não fez jus à exibição. O Vitória ainda procura a melhor aliança entre as exibições e os resultados, mas acredito, vistos os últimos jogos, que o objetivo do 5.º lugar permanece, claramente, ao nosso alcance.
3.
Na altura em que este artigo é publicado faltam poucas horas para o Vitória entrar no Benito Villamarín, casa do Real Betis Balompié, para a 1.ª mão dos oitavos-de-final da Conference League. A equipa sevilhana, atual sexta classificada da liga espanhola, apresenta-se num excelente momento desportivo e ainda na semana passada derrotou, em casa, o Real Madrid num jogo em que foi claramente a melhor equipa em campo. Eliminar o Betis não será tarefa fácil, mas o Vitória tem mostrado elevada competência na competição, não só pelas exibições, mas também pelos resultados. Como escrevi anteriormente, reservei o dia 28 de maio na minha agenda, dia da final da Conference League na cidade polaca de Wroclaw. Força Vitória!