CR7, a maior marca da história do desporto mundial
Os atletas também são marcas. Longe vão os dias em que só recebíamos notícias sobre desporto apenas pelos jornalistas. Nos últimos anos, os atletas estão a transformar-se cada vez mais em criadores de conteúdo, normalmente através das redes sociais.
A componente emocional e a longevidade das marcas do desporto colocam-nas num patamar e potencial inigualável onde nenhuma outra indústria consegue chegar perto e permite-lhes alargar o portfólio de bens e serviços criando impérios quase ilimitados. Enquanto que, grande parte das marcas de vários setores de atividade, gasta rios de dinheiro em investimentos para criar reconhecimento e estabelecer ligações emocionais com os consumidores, as marcas com origem no desporto beneficiam da conexão emocional automática e visceral com os adeptos.
Sabemos que o futebol a este nível produz estrelas com visibilidade mundial capazes de gerar receitas comerciais de elevada dimensão. Numa altura em que o futebol de alta competição se transformou num negócio de enorme impacto importa analisar e compreender este fenómeno.
A 5 de Fevereiro de 2025, Cristiano Ronaldo celebra 40 anos de vida. Dificilmente alguém imaginaria que, com esta idade, CR7 estivesse ainda a competir no ativo, a caminho dos 1.000 golos e ainda com hipótese de disputar o próximo Mundial de Futebol.
Em paralelo com a carreira desportiva, Cristiano Ronaldo transformou-se numa marca global que ultrapassou a sua importância nos relvados. Começou por ser a cara de várias marcas mundiais através de patrocínios milionários, mais tarde passou a ser também produtor de conteúdos aproveitando o seu enorme alcance nas redes sociais e, nos últimos anos, revelou-se ainda um investidor astuto em diferentes indústrias.
Cristiano Ronaldo enquanto marca resulta de forma consistente de 4 diferentes papéis na sua vida atual: futebolista, patrocinado, influenciador e investidor. Com os dados disponíveis à data de hoje, a previsão é que o valor da marca CR7 continue a crescer exponencialmente nos próximos anos, resultado da sua atuação em diferentes papéis.
Como atleta, estará prestes a renovar o seu contrato com o Al Nassr por mais um ano e espera-se a sua participação no próximo Mundial a disputar em 2026. Como patrocinado, em paralelo com a carreira desportiva, CR7 irá manter e até aumentar o número de contratos e marcas de diferentes áreas. Como influenciador, aumentará o profissionalismo das suas equipas, a capacidade de gerar conteúdos relevantes e de aumentar o seu alcance e receitas. Como investidor, espera-se um aumento dos investimentos e o atleta demonstrou já publicamente a intenção de se tornar dono de um grande clube desportivo.
Devemos por isso, esta semana, celebrar a incrível carreira de Cristiano Ronaldo, mas também apreciar o notável trabalho feito no desenvolvimento da marca CR7, que tanto beneficiou Portugal.
Parabéns Cristiano!