Joaquim Jorge
Joaquim Jorge Fundador do Clube dos Pensadores

Jogos Olímpicos: Portugal muito fraquinho

Portugal teve um desempenho muito fraquinho nos Jogos Olímpicos, não fosse o ciclismo de pista por Iúri Leitão e Rui Oliveira e não tínhamos tido uma medalha de ouro. No cômputo geral levar 4 medalhas (1 ouro + 2 prata + 1 bronze) é muito pouco. Culpa da falta de apoios. Porém para os nossos atletas tiro-lhes o chapéu pelo que fizeram, com tão pouco apoio e condições fizeram verdadeiros milagres.

É preciso um modelo desportivo a longo prazo, que tem que estar por cima de mudanças na direcção do Comité Olimpico de Portugal (COP) e do seu relacionamento com as federações.

PUB

A competição é muito exigente e os resultados ficaram aquém, mas temos que ser realistas, tentar ser melhores e fazer o trabalho de casa.

A disciplina de Educação Física no ensino tem que ser olhada de outro modo. A disciplina de Educação Física tem que começar logo como obrigatória no 1.ºciclo. Portugal tem que procurar conciliar os estudos com a prática desportiva. A Educação Física é uma disciplina como outra qualquer e deve ter o mesmo peso de outras disciplinas. A Educação Física não conta para a média do Ensino Superior, é vista como uma "disciplininha".

Portugal é um país que só olha para o futebol, a maioria dos portugueses não tem uma cultura desportiva. É fundamental apoiar o Desporto Escolar e dar condições de aprendizagem a esses alunos.

PUB

Eu, nas minhas crónicas no Record, só tenho feedback se falar de futebol, quando falo de outros desportos não ligam nenhuma.

Portugal é um país, em que os governantes gostam de tirar proveito dos êxitos dos atletas, em vez, de programarem um plano a longo prazo de prática desportiva, de apoio de todas as formas para o êxito desses atletas.

Portugal é um país que só gosta de futebol e muito pouco de outro tipo de desportos, só gosta do imediato, de palco, de festa, do sucesso, em que só passa o futebol e programas de comentário a analisar e comentar horas e horas a fio minudências e sem interesse nenhum. Todavia, mesmo assim, nem tivemos a nossa selecção de futebol nos Jogos Olímpicos.

PUB

Tem que haver uma mudança radical de mentalidades e apostar noutras modalidades, em que o governo seja ele qual for, suporte as despesas do sonho olímpico.

Eu reconheço que não se pode comparar uns Jogos Olímpicos, com os Mundiais ou Europeus, porque a pressão é distinta, mas isso não explica tudo.

As nossas expectativas saíram defraudadas.

PUB

Basta olhar aqui para o lado, a Espanha teve 17 medalhas (5 ouro + 4 prata+8 bronze), uma diferença abismal. Para não falar de países como Itália, França, Alemanha, Holanda, Suécia, Japão, Coreia, entre outros, em que o Governo legisla, cria infra-estrururas, dá dinheiro que vai para o Comité Olímpico desse país que faz a sua distribuição.

Em Portugal há muitas mudanças de Governos, de Ministros e secretários de Estado. Temos que optar, ou queremos medalhas e apostamos forte nesse desiderato, ou continuamos a ser campeões de andar de carro ao Domingo - o maior desporto nacional.

Montenegro foi aos Jogos Olímpicos, podia ter aproveitado para dar conhecimento de um plano a longo prazo para conseguirmos mais medalhas.

PUB

Nota: foi pena o Mourinho não estar na Champions. O Real Madrid é o suspeito do costume.

Por Joaquim Jorge
Deixe o seu comentário
PUB
PUB