Off the record

Luís Aguilar
Luís Aguilar

A semana das galas

Recados, mensagens e apelos. Discursos emocionados, esperançados e prometedores. Palavras vindas de um palco, que precisam, agora, de ter repercussões no futebol português.

Numa semana em que param os campeonatos, e regressam as seleções, sobra tempo para a realização de galas, conferências e eventos recheados de pensamentos construtivos, de gente com valor, mas que rapidamente se diluem e esquecem na polémica seguinte.

José Peseiro, atual técnico do Vitória de Guimarães, disse quase tudo. O clima atual "roça a vergonha", com a permanente mancha de suspeição lançada sobre jogadores, árbitros, treinadores e toda a indústria que rodeia o futebol.

O apelo feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a 3.ª Gala das Quinas de Ouro é de louvar. O país dos campeões da Europa, de Cristiano Ronaldo, José Mourinho, entre tantos outros, tem aqui a oportunidade perfeita para apanhar boleia desses portugueses de excelência e fazer crescer o seu próprio campeonato.

Em vez disso, somam-se as denúncias anónimas e insinuações de jogos comprados. A corrupção, claro está, não pode ser perdoada. Se existe, se foi tentada, os responsáveis têm de ser punidos.

Mas os representantes dos clubes portugueses (nomeadamente dos chamados três grandes) têm a obrigação de falar apenas com provas. De unir em vez de dividir. E, acima de tudo, de respeitar os profissionais da modalidade. Se não o fizerem, as boas intenções nunca passarão das galas.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade