Off the Record

Luís Aguilar
Luís Aguilar

O exemplo de Valverde

Messi marcou um golo visto por todo o Mundo menos pela equipa de arbitragem do último Valencia-Barcelona (1-1). Polémica, lamentos dos catalães e uma promessa. O presidente da liga espanhola, Javier Tebas, anunciou que a competição vai ter videoárbitro (VAR) na próxima temporada. Não faz sentido que um campeonato milionário precise de um lance como o de Messi para, finalmente, decidir apostar numa tecnologia já utilizada em ligas com menos recursos financeiros, como a portuguesa.

Com ou sem VAR, porém, há que destacar a serenidade das reações a um erro grosseiro do árbitro. Se Portugal está à frente do país vizinho nesta medida, perde claramente na forma como os clubes comunicam após arbitragens polémicas que os possam prejudicar.

O discurso do treinador do Barça, Ernesto Valverde, é um exemplo a seguir: "Foi um erro monumental do árbitro (…), mas contra o Málaga também marcámos um golo em que o cruzamento é feito com a bola fora das quatro linhas. Todas as equipas são afetadas por más arbitragens." Assunto arrumado, bola para a frente.

Em Espanha, ao contrário do que acontece por cá, os diretores de comunicação não espalham ódio e ondas de suspeição sobre a arbitragem nos canais dos clubes e nas redes sociais. Fala-se de futebol. Falam os homens do futebol. E se tivemos uma semana mais comedida (atenção que esta crónica foi escrita antes do clássico), deveu-se apenas à recente reação dos árbitros com o período de 20 dias para se acabar, de vez, com o clima atual. Mas não bastam 20 dias de bonança antes de nova tempestade. O negócio é de todos e todos devem cuidar dele.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.