Off the record

Luís Aguilar
Luís Aguilar

Sérgio, o campeão

É uma das frases marcantes do filme "V de Vingança": "As ideias são à prova de bala." Podem, em muitos casos, ultrapassar as dificuldades impostas pelo dinheiro (ou falta dele), a desconfiança dos que nos rodeiam e os pensamentos negativos daqueles que queremos influenciar. A ideia de Sérgio Conceição imperou desde o início.

Fez das forças fraquezas, aceitou as dificuldades financeiras do clube, recuperou jogadores que pareciam proscritos (ou considerados erros de casting de um passado recente) e devolveu o campeonato aos dragões após quatro anos de jejum, pondo também fim a toda a depressão que tal ausência de títulos provoca num clube que se habituou a ganhar mais do que os outros nas últimas três décadas.

Este não é um campeonato de um só homem. Nenhum é. Ninguém ganha sozinho. Mas é uma conquista que começa num homem. Na sua ideia. No seu objectivo de devolver grandeza, capacidade de sacrifício e orgulho a uma casa que parecia incapaz de voltar a praticar esses valores. O Porto que Conceição conheceu enquanto jogador (grande jogador) e que refez à sua imagem, à imagem desse passado, enquanto treinador.

Estava lá o talento, estava lá a qualidade para almejar algo mais do que em épocas anteriores. Faltava a crença, a confiança. Faltava tudo aquilo que o técnico deu a jogadores como Marega, Herrera, Aboubakar, Sérgio Oliveira e tantos outros. Algo que só poderia ser dado por alguém que se habituou a vencer. Por um campeão. Esta época tem uma estrela que brilha mais do que todas as outras. Um actor principal. Um protagonista. E esse só pode ser o actual treinador dos dragões. Um homem com ideias à prova de bala. Um homem feito para vencer.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0