Off the record

Luís Aguilar
Luís Aguilar

Terrorismo verbal

No futebol português, infelizmente, há muito vinga a ideia de que uma mentira tantas vezes dita torna-se verdade. Os três grandes usam e abusam dessa prática e fazem com que muitos dos seus fiéis (ler, fanáticos) acreditem em tudo. Cegamente. Sem questionar. Sem pôr em causa. Todo e qualquer um que se atreva a ter uma posição diferente da defendida por um dos três grandes tem logo de estar ao serviço de um dos rivais, ser cartilheiro, etc.

Os exemplos estão em todo o lado. Eu próprio já vi o meu nome associado a muitas dessas expressões de guerrilha. Porém, nunca fui funcionário do canal televisivo de nenhum clube (ao contrário do que já li e ouvi) nem vi o meu nome ligado a e-mails ou notas soltas.

Claro que ninguém pode cair na ingenuidade de pensar que as cartilhas não existem e que todos são independentes. Essas práticas e tentativas sempre tiveram lugar. Mas nestas coisas cada um escolhe o caminho que entende e nem todos bebem água da mesma garrafa. E, como em tudo na vida, acredita quem quer, mente quem não tem vergonha.

Essas associações e falsidades são proferidas, em alguns casos, pelos presidentes dos clubes, continuam nos seus diretores de comunicação e desaguam nos soldadinhos de chumbo, ao serviço destes, que poluem os cantos da blogosfera. Alguns deles são tão obedientes que quase dá para ver a marca das coleiras no seu pescoço.

Felizmente, o ano começa com um dérbi e a certeza de que, pelo menos durante uma hora e meia teremos futebol em vez de poluição sonora.

Feliz 2018 a todos os leitores do Record.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais