O Football Manager 2017 chega esta sexta-feira, logo à meia-noite, e a vida vai mudar para os treinadores de sofá. Vão começar a colocar o jogo no centro do seu dia-a-dia, a fazer conferências de imprensa imaginárias na casa-de-banho e, quem sabe, apontar num caderninho todos os detalhes de mais uma temporada.
Só falta mesmo escolher o melhor clube para arrancar esta verdadeira odisseia. Aqui ficam algumas opções, providenciadas pelo jornal 'Daily Mail', para que nada lhe falte neste momento importante.
10 – Manchester United:
Ninguém conseguirá resistir a experimentar pelo menos uma vez a aventura ao leme dos red devils. Com Ibrahimovic e Pogba no plantel, dezenas de jogadores de qualidade e um orçamento animador (deve rondar os 40 milhões de euros), esta é uma escolha que muitos vão fazer um pouco por todo o globo.
9 – Newcastle United:
Tem uma equipa montada para garantir uma boa prestação na Premier League, mas está no Championship. Portanto, esta é uma excelente oportunidade para competir contra adversários menos cotados e, quem sabe, tratar logo de preparar o regresso ao convívio dos grandes. Um desafio interessante…
8 – Juventus:
O grande objectivo é continuar a espalhar magia na Serie A. Uma equipa que parece não ter competidor à altura, mas que perdeu Paul Pogba. E então? Grande problema… Aposte na Vecchia Signora e luta também pela glória europeia.
7 – Rangers:
Quem quer ir para o pouco competitivo e aborrecido campeonato escocês? Ou os fãs do Celtic (há pelo menos um na redação do Record) ou então alguém que tenha como objetivo tomar as rédeas do renascido Rangers. Uma boa oportunidade para fazer com que este clube com aura de Fénix renasça definitivamente das cinzas.
6 - Guangzhou Evergrande:
Não pense que podemos beber e escrever ao mesmo tempo na redacção. Esta é mesmo uma opção de qualidade. Para quem gosta de aventuras bizarras, nada como pegar no clube com melhor plantel da liga chinesa e mostrar o que vale. Para decorar os nomes dos jogadores, aposte em 'post its' ao lado do computador.
5 – Boca Juniors
Não há muito dinheiro para gastar, mas quem tem Fernando Gago e Carlitos Tévez é um treinador feliz. Para além disso, o campeonato argentino é rijo e não é todos os dias que podemos dizer que a 'bombonera' é a nossa casa.
4 – Paris SG
Talvez se torne um pouco aborrecido, uma vez que a conquista da liga francesa se fará, certamente, com uma perna atrás das costas. Mas pode tentar o sucesso na Champions. Se não for mesmo nada aliciante, faça como as esposas de milionários nas novelas – gaste dinheiro e compre um craque de top mundial.
3 - Southampton
Esta é mais para os maluquinhos da formação. Com uma equipa de qualidade, uma academia de jovens das melhores de Inglaterra e algum dinheiro para gastar, esta é uma opção sem grandes riscos e que permite crescer.
2 – Benfica
Campeões em título, na corrida pelo tetra e com uma equipa de qualidade. O que falta? Desfazer a maldição de Guttman e conquistar algo na Europa. Terá mãos para conduzir este Ferrari?
1 – Bélgica
Cada vez que alguém vê a seleção belga jogar, pensa imediatamente: "Que timaço! Podiam ganhar tudo." Mas na verdade não ganham nada. Pegue no seu dicionário de flamengo e comece a dar as indicações certas a Hazard, Lukaku e companhia.
Se ainda não está satisfeito, deixamos o desafio – ter sucesso com uma destas equipas. Aí, será mesmo o Mourinho dos videojogos:
Crotone
Edinburgh City
Leganés
Parma
São Marino
Gibraltar
Blackpool
Dundela
Central Cordoba
Hungerford Town
Por João Seixas