A Sony Interactive Entertainment (SIE) assinala este mês de setembro um marco histórico: 30 anos de PlayStation® na Europa e na América do Norte. Desde o lançamento da sua primeira consola, em 1995, na Europa e América do Norte – após a estreia no Japão em 1994, a PlayStation® tornou-se um fenómeno global que transformou a forma como milhões de pessoas em todo o mundo jogam, socializam e vivem experiências digitais.
Ao longo destas três décadas, a PlayStation® acompanhou a evolução tecnológica e cultural, oferecendo momentos icónicos e redefinindo a indústria do entretenimento. A primeira consola vendeu mais de 102 milhões de unidades em todo o mundo e, desde então, a marca consolidou-se com o lançamento de cinco gerações principais.
A PlayStation®2, lançada em 2000, permanece como a consola mais vendida de sempre, ultrapassando os 160 milhões de unidades vendidas globalmente. Já a PlayStation®3 marcou o início de uma nova era online com o lançamento da PlayStation Network e do serviço de subscrição PlayStation®Plus. Por outro lado, a PlayStation®4 introduziu funcionalidades sociais inovadoras, como o botão Share, transmissões de jogabilidade em direto e Share Play, enquanto que a PlayStation®4 Pro, lançada em 2016, ofereceu jogos em 4K, suporte HDR e o dobro da potência gráfica.
Mais recentemente, a PlayStation®5 elevou a fasquia dos videojogos com tempos de carregamento ultrarrápidos, áudio 3D e o revolucionário comando DualSense, enquanto que a PlayStation®5 Pro, lançada em 2024, proporcionou aos jogadores a experiência visual mais impressionante de sempre numa PlayStation®.
Mas, ao longo dos últimos 30 anos, pode dizer-se que a experiência com a PlayStation® não se limitou ao lançamento destas consolas, já que a marca também se expandiu através do lançamento de dispositivos portáteis como a PlayStation Portable e a PlayStation Vita, e mergulhou no universo da realidade virtual com o lançamento do PlayStation®VR e do PlayStation®VR2, que introduziu inovações como feedback tátil no headset, rastreamento ocular e deteção de toque dos dedos.
A cada etapa, pode ainda acrescentar-se que novos jogos marcaram gerações inteiras, desde o Gran Turismo™ na PlayStation® original, ao God of War™ na PlayStation®2, The Last of Us™ na PlayStation®3, Horizon Zero Dawn™ na PlayStation®4, até ao recente ASTRO BOT™ na PlayStation®5, demonstrando a força criativa e cultural da marca.
Para Hideaki Nishino, CEO da Platform Business Group na SIE, esta trajetória é motivo de orgulho e inspiração: “Tivemos cinco gerações de consolas fantásticas desde o lançamento da nossa primeira PlayStation®. Estamos orgulhosos das inovações e experiências que trouxemos à comunidade PlayStation® ao longo dos anos, acompanhando sempre os avanços da tecnologia”, disse, acrescentando que tudo foi feito de forma a garantir que “a PlayStation® é o melhor lugar para jogar”, e que a marca vai continuar a olhar para o futuro e a inovar à medida que a tecnologia evolui, de forma a que os jogadores possam desfrutar de cada momento memorável na sua jornada contínua com a PlayStation®.
As celebrações do 30.º aniversário da Playstation® refletem o compromisso da marca para com a inovação e a sua comunidade. Entre as iniciativas desenvolvidas no âmbito desta ocasião especial destacaram-se o lançamento da Coleção do 30º Aniversário da PlayStation®, uma edição limitada de produtos da família da PlayStation®5 com um design inspirado no modelo original; a introdução da coleção Shapes of Play, uma nova coleção de produtos inspirados nas formas icónicas da PlayStation®; a disponibilização de bandas sonoras digitais de jogos clássicos e o lançamento do My First GT, uma versão de teste gratuita do Gran Turismo 7, concebida para agradar a jogadores de todos os níveis.
Destaque ainda para o livro “PlayStation: The First 30 Years”, uma viagem visual de 400 páginas pela história da marca, com fotografias raras e documentos de bastidores que revelam a evolução desde os primeiros designs até aos produtos mais icónicos, que foi anunciado há pouco no Blog Oficial da PlayStation®, e estará disponível na primavera do próximo ano.
A propósito dos 30 anos da PlayStation®, e para assinalar este marco, é ainda de destacar que a SIEP Portugal desafiou várias personalidades reconhecidas nas áreas do gaming, televisão, música, desporto e entretenimento a partilharem as suas melhores memórias com a PlayStation® ao longo destes últimos 30 anos. O resultado é um vídeo que celebra não só a história da PlayStation® em Portugal, mas também a ligação emocional que criou com diferentes gerações. O vídeo poderá ser visto aqui.
Em jeito de curiosidade ainda, e para assinalar esta ocasião, a SIEP Portugal relembrou ainda alguns factos marcantes da sua história no nosso país: por exemplo, o SingStar Portugal Hits, lançado em 2010 para a PlayStation®3, foi o primeiro jogo da série totalmente dedicado à música portuguesa, e incluía êxitos de artistas como Marco Paulo, Tony Carreira e Buraka Som Sistema. E, no lançamento da PlayStation Portable (PSP) branca em Portugal, a estilista Katty Xiomara criou uma bolsa de lingerie inspirada no design da consola, unindo moda e tecnologia numa peça que marcou a campanha. Já em 2016, aquando da chegada do PlayStation®VR, o designer Nuno Gama apresentou na passerelle da Lisboa Fashion Week uma coleção de roupa inspirada no headset de realidade virtual, reforçando a ligação entre inovação tecnológica e criatividade artística.