Três décadas de inovação, criatividade e experiências inesquecíveis
A Sony Interactive Entertainment (SIE) assinala este mês de setembro um marco histórico: 30 anos de PlayStation® na Europa e na América do Norte. Desde o lançamento da sua primeira consola, em 1995, na Europa e América do Norte – após a estreia no Japão em 1994, a PlayStation® tornou-se um fenómeno global que transformou a forma como milhões de pessoas em todo o mundo jogam, socializam e vivem experiências digitais.
Ao longo destas três décadas, a PlayStation® acompanhou a evolução tecnológica e cultural, oferecendo momentos icónicos e redefinindo a indústria do entretenimento. A primeira consola vendeu mais de 102 milhões de unidades em todo o mundo e, desde então, a marca consolidou-se com o lançamento de cinco gerações principais.
A PlayStation®2, lançada em 2000, permanece como a consola mais vendida de sempre, ultrapassando os 160 milhões de unidades vendidas globalmente. Já a PlayStation®3 marcou o início de uma nova era online com o lançamento da PlayStation Network e do serviço de subscrição PlayStation®Plus. Por outro lado, a PlayStation®4 introduziu funcionalidades sociais inovadoras, como o botão Share, transmissões de jogabilidade em direto e Share Play, enquanto que a PlayStation®4 Pro, lançada em 2016, ofereceu jogos em 4K, suporte HDR e o dobro da potência gráfica.
Mais recentemente, a PlayStation®5 elevou a fasquia dos videojogos com tempos de carregamento ultrarrápidos, áudio 3D e o revolucionário comando DualSense, enquanto que a PlayStation®5 Pro, lançada em 2024, proporcionou aos jogadores a experiência visual mais impressionante de sempre numa PlayStation®.
Mas, ao longo dos últimos 30 anos, pode dizer-se que a experiência com a PlayStation® não se limitou ao lançamento destas consolas, já que a marca também se expandiu através do lançamento de dispositivos portáteis como a PlayStation Portable e a PlayStation Vita, e mergulhou no universo da realidade virtual com o lançamento do PlayStation®VR e do PlayStation®VR2, que introduziu inovações como feedback tátil no headset, rastreamento ocular e deteção de toque dos dedos.
A cada etapa, pode ainda acrescentar-se que novos jogos marcaram gerações inteiras, desde o Gran Turismo™ na PlayStation® original, ao God of War™ na PlayStation®2, The Last of Us™ na PlayStation®3, Horizon Zero Dawn™ na PlayStation®4, até ao recente ASTRO BOT™ na PlayStation®5, demonstrando a força criativa e cultural da marca.
Para Hideaki Nishino, CEO da Platform Business Group na SIE, esta trajetória é motivo de orgulho e inspiração: “Tivemos cinco gerações de consolas fantásticas desde o lançamento da nossa primeira PlayStation®. Estamos orgulhosos das inovações e experiências que trouxemos à comunidade PlayStation® ao longo dos anos, acompanhando sempre os avanços da tecnologia”, disse, acrescentando que tudo foi feito de forma a garantir que “a PlayStation® é o melhor lugar para jogar”, e que a marca vai continuar a olhar para o futuro e a inovar à medida que a tecnologia evolui, de forma a que os jogadores possam desfrutar de cada momento memorável na sua jornada contínua com a PlayStation®.
As celebrações do 30.º aniversário da Playstation® refletem o compromisso da marca para com a inovação e a sua comunidade. Entre as iniciativas desenvolvidas no âmbito desta ocasião especial destacaram-se o lançamento da Coleção do 30º Aniversário da PlayStation®, uma edição limitada de produtos da família da PlayStation®5 com um design inspirado no modelo original; a introdução da coleção Shapes of Play, uma nova coleção de produtos inspirados nas formas icónicas da PlayStation®; a disponibilização de bandas sonoras digitais de jogos clássicos e o lançamento do My First GT, uma versão de teste gratuita do Gran Turismo 7, concebida para agradar a jogadores de todos os níveis.
Destaque ainda para o livro “PlayStation: The First 30 Years”, uma viagem visual de 400 páginas pela história da marca, com fotografias raras e documentos de bastidores que revelam a evolução desde os primeiros designs até aos produtos mais icónicos, que foi anunciado há pouco no Blog Oficial da PlayStation®, e estará disponível na primavera do próximo ano.
A propósito dos 30 anos da PlayStation®, e para assinalar este marco, é ainda de destacar que a SIEP Portugal desafiou várias personalidades reconhecidas nas áreas do gaming, televisão, música, desporto e entretenimento a partilharem as suas melhores memórias com a PlayStation® ao longo destes últimos 30 anos. O resultado é um vídeo que celebra não só a história da PlayStation® em Portugal, mas também a ligação emocional que criou com diferentes gerações. O vídeo poderá ser visto aqui.
Em jeito de curiosidade ainda, e para assinalar esta ocasião, a SIEP Portugal relembrou ainda alguns factos marcantes da sua história no nosso país: por exemplo, o SingStar Portugal Hits, lançado em 2010 para a PlayStation®3, foi o primeiro jogo da série totalmente dedicado à música portuguesa, e incluía êxitos de artistas como Marco Paulo, Tony Carreira e Buraka Som Sistema. E, no lançamento da PlayStation Portable (PSP) branca em Portugal, a estilista Katty Xiomara criou uma bolsa de lingerie inspirada no design da consola, unindo moda e tecnologia numa peça que marcou a campanha. Já em 2016, aquando da chegada do PlayStation®VR, o designer Nuno Gama apresentou na passerelle da Lisboa Fashion Week uma coleção de roupa inspirada no headset de realidade virtual, reforçando a ligação entre inovação tecnológica e criatividade artística.
Três décadas de inovação, criatividade e experiências inesquecíveis
Do Japão rural do século XVII para a sua mesa
PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC, Amazon Luna e Nintendo Switch 1 e 2
Alan Wake II, Goat Simulator 3 e Cocoon fazem parte da lista
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português