1/6
A Cupra prepara a revelação mundial, já na terça-feira, do novíssimo Terramar e ao mesmo tempo mantém o foco e a atenção no Formentor. O primeiro modelo desenhado de raiz pela marca de Barcelona tem protagonizado carreira de sucesso - mais de 120 mil unidades comercializadas em 2023 - e foi alvo de atualização substantiva.
As novidades não significam nova geração, antes apontam a renovação que vem reforçar o estatuto de um automóvel que é, objetivamente, o ponta-de-lança da Cupra. Os responsáveis da marca apontaram em primeira instância ao ‘design’, introduzindo ‘nuances’ que seguem a nova linguagem estética da marca.
A dianteira ganhou novo ‘capot’ e nova assinatura luminosa com LED em formato triangular que enquadra a enorme grelha e o símbolo da Cupra. O estilo, de inspiração desportiva, recebeu ainda alterações na secção traseira - linha de LED para a iluminação, reforçada pelo ‘logo’ da marca, também ele iluminado.
A este refinamento da pose exterior, a Cupra juntou alterações no habitáculo. Novos materiais, novo ‘design’ da consola central e bancos revestidos (a 73%) com microfibra reciclada. O reforço da componente tecnológica ficou por conta do novo painel digital de instrumentos e pelo ecrã tátil de 12,9 polegadas que agrega o sistema de ‘infotainment’. Está também disponível novo sistema de som, da Sennheiser.
As motorizações incluem versões a gasolina (TSI), Diesel, ‘mild-hybrid’ e nova opção híbrida ‘plug-in’ Neste caso, o Formentor é servido por motor a gasolina 1.5 TSI e motor elétrico, apoiados por bateria de 19,7 kWh de capacidade. A potência combinada tem duas versões (204 cv e 272 cv, aqui na versão VZ) e a autonomia em modo elétrico aponta aos 100 quilómetros.
Na versão mais ‘raçuda’, que tivemos oportunidade para conduzir,, o Fomentor VZ (acrónimo de ‘Veloz’) tem motor 2.0 TSi com 333 cv de potência, sistema 4Drive e um conjunto de benesses para condução desportiva:, incluindo modo ‘drift’ e, em opção, travões Akebono e sistema de escape da Akrapovic. Tudo para sublinhar a identidade da ‘raça’ Cupra, naquela que é a versão mais potente à disposição na marca e que só deve estar disponível em Portugal no início do próximo ano.
A entrada de gama, com motor 1.5 TSI de 150 cv, começa a carreira este mês e os preços iniciam-se ligeiramente abaixo dos 38 mil euros.
Por Paulo Renato SoaresOs oito fundadores da organização, que eram conhecidos como “os da capital”, tinham fama de serem “maus no crime e bons na bola”
A seguir na Ligue1: um 'senhor 50 M€' e dois talentos precoces
Record apresenta três jovens a seguir em Itália na próxima época
Investidor estará presente no Thinking Football Summit 2024
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Emblema argentino corre o risco de fechar as portas