Cupra Formentor: ‘best-seller’ renovado

Modelo de sucesso da marca de Barcelona recebe atualizaçáo no ‘design’ e nas motorizações

A Cupra prepara a revelação mundial, já na terça-feira, do novíssimo Terramar e ao mesmo tempo mantém o foco e a atenção no Formentor. O primeiro modelo desenhado de raiz pela marca de Barcelona tem protagonizado carreira de sucesso - mais de 120 mil unidades comercializadas em 2023 - e foi alvo de atualização substantiva.

As novidades não significam nova geração, antes apontam a renovação que vem reforçar o estatuto de um automóvel que é, objetivamente, o ponta-de-lança da Cupra. Os responsáveis da marca apontaram em primeira instância ao ‘design’, introduzindo ‘nuances’ que seguem a nova linguagem estética da marca.

A dianteira ganhou novo ‘capot’ e nova assinatura luminosa com LED em formato triangular que enquadra a enorme grelha e o símbolo da Cupra. O estilo, de inspiração desportiva, recebeu ainda alterações na secção traseira - linha de LED para a iluminação, reforçada pelo ‘logo’ da marca, também ele iluminado.

A este refinamento da pose exterior, a Cupra juntou alterações no habitáculo. Novos materiais, novo ‘design’ da consola central e bancos revestidos (a 73%) com microfibra reciclada. O reforço da componente tecnológica ficou por conta do novo painel digital de instrumentos e pelo ecrã tátil de 12,9 polegadas que agrega o sistema de ‘infotainment’. Está também disponível novo sistema de som, da Sennheiser.

As motorizações incluem versões a gasolina (TSI), Diesel, ‘mild-hybrid’ e nova opção híbrida ‘plug-in’ Neste caso, o Formentor é servido por motor a gasolina 1.5 TSI e motor elétrico, apoiados por bateria de 19,7 kWh de capacidade. A potência combinada tem duas versões (204 cv e 272 cv, aqui na versão VZ) e a autonomia em modo elétrico aponta aos 100 quilómetros.

Na versão mais ‘raçuda’, que tivemos oportunidade para conduzir,, o Fomentor VZ (acrónimo de ‘Veloz’) tem motor 2.0 TSi com 333 cv de potência, sistema 4Drive e um conjunto de benesses para condução desportiva:, incluindo modo ‘drift’ e, em opção, travões Akebono e sistema de escape da Akrapovic. Tudo para sublinhar a identidade da ‘raça’ Cupra, naquela que é a versão mais potente à disposição na marca e que só deve estar disponível em Portugal no início do próximo ano.

A entrada de gama, com motor 1.5 TSI de 150 cv, começa a carreira este mês e os preços iniciam-se ligeiramente abaixo dos 38 mil euros.

Por Paulo Renato Soares
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Record mais

Notícias
Notícias Mais Vistas