Apesar das ameaças de proibição (ou simples restrições) por parte da World Athletics, 2020 parece que vai mesmo ser o ano do 'ataque' das sapatilhas com placas de fibra de carbono. Depois da Adidas ter mostrado as suas intenções em Houston, agora é a vez de a Brooks anunciar a chegada ao mercado do seu próprio modelo. Trata-se do Hyperion Elite, um modelo que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2017 e que apenas agora, dois anos e meio, conhecerá a luz do dia.
Segundo o portal 'The Wire', o novo modelo da marca norte-americana não promete velocidade ou recordes, ao contrário do que foi apregoado desde o primeiro momento pelos modelos da Nike, mas sim estabilidade e conforto para a longa distância. "Não nos focámos na eficácia do modelo, mas sim em reduzir os possíveis desvios e garantir suporte ao corredor, especialmente para a longa distância, onde normalmente a sua postura acaba por ser afetada com o passar dos quilómetros", explicou Nikhil Jain, membro da equipa de desenvolvido da Brooks ao referido site.
Relativamente a especificações técnicas, o 'Wire' fala numas sapatilhas leves, com um drop de 8mm, utilizando na meia-sola o composto DNA Flash, uma espuma com infusão de nitrogénio na qual será colocada uma placa de carbono com 1mm de grossura. Quanto a preços, ao que parece o modelo será colocado à venda nos Estados Unidos por 250 dólares, uma verba que para o mercado europeu deverá ser arredondada para os 250 euros.
De notar que estas sapatilhas foram desenvolvidas em estrita colaboração com o feedback que vinha sendo dado pelos atletas de elite patrocinados pela marca, nomeadamente a norte-americana Desiree Linden, que em 2018 venceu a Maratona de Boston com um protótipo deste modelo.
Prova irá realizar-se este domingo
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Modelo maximalista da marca procura cimentar o seu espaço
Nem mesmo o mau tempo impediu a ação com animação e prémios
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países