Sim, o clima pode condicionar (e muito!), mas uma coisa é clara: poucas maratonas são tão planas como a do Dubai. E um dos sinais do seu sucesso é o facto de, em 2026, assinalar a sua 25.ª edição, com uma prova agendada para 1 de fevereiro que promete ser celebrada a preceito. As inscrições já abriram - podem ser feitas no site oficial da prova - e a organização ambiciona bater todos os recordes, cimentando ainda mais uma maratona que já é a mais antiga do Médio Oriente.
Prova que ostenta o selo World Athletics Gold Label - foi a primeira da região a tê-lo - a Maratona do Dubai já viu passar pelo seu asfalto alguns nomes lendários, como o etíope Haile Gebrselassie, que em 2008 a venceu em 2:04:53, um tempo que na altura foi o segundo melhor do mundo.
Como habitual, a prova conta com o apoio do Dubai Sports Council, que promete ajudar a tornar este evento ainda mais global. Para tal, além da maratona, contará também uma corrida de 10km e uma de 4km, tornando-o num evento verdadeiramente para todos.
Os recordes do percurso estão de momento fixados em 2:03:34 (Getaneh Molla, em 2019) e 2:16:07 (Tigist Ketema, em 2024).
Por RecordAposta para os Jogos Olímpicos é clara
Maratonista junta-se a Carlos Lopes e Susana Feitor
Marca francesa anuncia três novos modelos
Tatjana Pinto e Lorène Bazolo ficaram em 3.º e 5.º nos 60 metros, respetivamente
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record
Rumores e confirmações nos principais campeonatos