Edição de 2026, a 31.ª da sua história, realiza-se a 3 de maio
Continuam abertas as inscrições para a edição de 2026 da Maratona de Praga, uma histórica prova do calendário europeu que no próximo, na sua 31.ª edição, se realiza a 3 de maio. Ao todo, serão pouco mais de 10 mil os atletas que se juntarão no próximo ano, sendo que praticamente metade das vagas já estão preenchidas.
Com o selo World Athletics Elite Label, a prova checa oferece um cenário de beleza histórica incrível, com início (e chegada) na Old Town Square e passagens pela icónica Charles Bridge, Wenceslas Square e pela Dancing House. Tudo isto com o Vltava River a fazer 'companhia' e o Castelo de Praga sempre na paisagem, com um percurso maioritariamente plano - ainda que com algumas ligeiras 'subidinhas'. Além do interesse do percurso, a prova checa promete ainda um ambiente de festa, com 19 palcos de animação ao longo dos 42 quilómetros.
Além da prova principal, há ainda no programa a Active Breakfast Run no Letná Park, a dm family mile e a dm bambini run, isto para lá da Junior Marathon, uma prova destinada a estudantes das escolas da região, que terão uma chance única de correr lado a lado com os maratonistas.
Uma prova inclusiva
A Maratona de Praga destaca-se também pelo aspeto inclusivo, tendo este ano sido a primeira do mundo a incluir o "Deaf Runner", um dorsal para colocar nas costas destinado para todos os corredores com problemas auditivos. Essa é uma das histórias que ficam dos últimos anos, de uma prova que tem feito a diferença também pelo qualidade da sua equipa médica, com postos de auxílio a cada 2.5 quilómetros.
A prova checa de 2026 será transmitida internacionalmente a partir do YouTube da RunCzech, com os comentários do especialista Tim Hutchings.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no site oficial.
Edição de 2026, a 31.ª da sua história, realiza-se a 3 de maio
Novos modelos visam celebrar os heróis anónimos das corridas
A nossa análise ao terceiro modelo da nova família da marca norte-americana
Ugandês chegou a andar dentro do ritmo de recorde mundial
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira