Fiat 124 Spider tem lugar muito especial na história da marca italiana e não espanta por isso que, 50 anos depois do lançamento, o pequeno descapotável de dois lugares renasça para o mercado e com os níveis de sedução muito próprios deste género de automóveis.
Para chegar ao novo 124 Spider a Fiat não teve qualquer problema em recorrer à concorrência, encontrando na Mazda e no MX-5 os parceiros ideais desta reentrada na categoria dos carros que apelam decisivamente à paixão.
Em termos práticos, o ‘roadster’ italiano partilha a mecânica (não o motor) e os interiores, aqui com a natural diferença dos logotipos. O ‘design’ exterior, apelativo e inegavelmente italiano, marca a personalidade Fiat e não esconde que houve inspiração no 124 Spider dos primeiros tempos. Claro que a configuração também não podia ser muito diferente do MX-5, pelo que o ‘roadster’ da Fiat seduz pela frente comprida e traseira compacta, num conjunto que respira dinamismo.
Uma vez ao volante (só regulável em altura) e bem ‘encaixado’ no banco desportivo, o feliz condutor do 124 Spider vai apreciar o excelente posicionamento/manuseamento do selector da caixa de velocidades e terá igualmente o prazer da simplicidade exigida para recolher a capota de lona.
Depois, bem depois, ou conduzimos a céu aberto e apreciamos a sensação de velocidade, ou o ‘soft top’ está colocado e percebenos que houve trabalho dedicado na questão sempre importante da sonrização.
De uma forma ou outra, importa sublinhar a precupação com o conforto dos dois ocupantes, mesmo se este é um automóvel onde estamos sentados bem próximos do chão e onde a acessibilidade não é o ponto forte.
Esse pormenor e a natural falta de espaço na bagageira não chegam, nem podiam, para penalizar o 124 Spider. Assim a bolsa seja capaz de corresponder à paixão.
Por Paulo Renato SoaresA Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.
O primeiro modelo 100% elétrico da Lexus é um ‘crossover’ de 204 cv até 410 km de autonomia
O pequeno 'roadster' conquistou troféu 'Red Dot'
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar