_

Superb: "O melhor Skoda de sempre"

A afirmação que serve de título a estas páginas pertence à comunicação da Skoda sobre a 3.ª geração do Superb, modelo do segmento D que é também o topo de gama da marca integrada no grupo VW/Audi. Compreendem-se com alguma bonomia as lógicas de ‘marketing’ dos construtores de automóveis, mas no caso deste Superb não é difícil descortinar razões para o entusiasmo da Skoda.

O trabalho de renovação do Superb veio refinar conceitos da marca (’simply clever’) e beneficiou também de todo o conhecimento e tecnologia do grupo alemão. A utilização da base MQB, por exemplo, foi determinante para reafirmar um dos trunfos de maior expressão no Superb. Falamos no espaço a bordo e na capacidade da bagageira – ambos com valores referenciais e acima da concorrência.

PUB

Curiosamente, esta geração, que estreia a linguagem estética ‘Skoda VisionC’, tem maior distância entre eixos (80mm) e uma frente ligeiramente mais curta (61 mm), aqui fruto também das opções seguidas pelos responsáveis pelo ‘design’. Disponível nas versões berlina e carrinha (’break’), o Superb é um dos concorrentes à edição do ‘Carro do Ano/Volante de Cristal’, entrando igualmente na discussão das classes ‘Executivo’ e ‘Carrinha’.

No caso da berlina, a versão a concurso, e que tivemos agora oportunidade de conduzir, serve-se de motor diesel 1.6 TDI com 110 cv de potência e caixa manual de 6 velocidades. A escolha desta motorização pode parecer surpreendente – há versões mais potentes –, mas a verdade é que ela não é desadequada. Permite lógica estradista, tranquila e tem a vantagem dos consumos, bastante interessantes para um carro destas características.

O novo Superb é o primeiro Skoda com suspensão adaptativa, tem sistema XDS+ de série (ajuda a tração nas rodas dianteiras) e na tecnologia incluída não falta um sistema de infoentretenimento, que pode ligar-se (’SmartLink’) aos smartphones para deles aproveitar as aplicações. Não falta sequer a hipótese de tornar o carro num hot-spot para ligação à internet. Tudo somado é então possível chegar ao "melhor Skoda" de sempre, como diz a marca.

PUB

Adversários no "Executivo do Ano"

A nova geração do modelo alemão chegou muito recentemente ao mercado nacional e tem na redução das emissões de CO2 um dos pontos principais. A versão a concurso no ‘Carro do Ano’ tem motor 2.0 TDI de 190 cv.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Motores

Honda Civic eHEV: Novos desígnios

A Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.

Notícias
PUB