Suzuki Ignis: o pequeno herdeiro

A Suzuki avançou para a renovação do pequeno Ignis e deu-lhe outra identidade, própria dos tempos modernos que sublinham a preferência dos consumidores pela configuração ‘crossover’. O novo modelo, já disponível em Portugal, tem elementos inspirados no Vitara e no Swift, mas procura afirmar-se pela irreverência e por valores que estão no ADN da marca japonesa.

Um desses valores é a herança mini-SUV representada pelo já citado Vitara e pelo Jimny, pelo que o novo Ignis não podia deixar de afirmar-se no capítulo da tração 4x4. É verdade que essa afirmação advém da utilização do sistema ‘AllGrip Auto" – distribui o binário de forma automática pelos dois eixos sempre que as rodas dianteiras perdem tração -, mas éo espírito aventureiro que verdadeiramente interessa.

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Suzuki Ignis: o pequeno herdeiro

Os responsáveis pelo ‘design’ da Suzuki foram felizes na definição dos traços do novo Ignis. Há elementos de outros modelos, como já escrevemos, mas o conjunto, de linhas simples, consegue sugerir pujança e dinamismo. Mais ainda se dissermos que o pequeno ‘crossover’ tem apenas 3,7 metros de comprimento e é, também por isso, particularmente ágil.

Os interiores também seguem a simplicidade, mas não deixam para trás a imprescindível modernidade de equipamentos como o ecrã tátil, o sistema de navegação ou a câmara de visão traseira. O espaço nos lugares traseiros (dois) e a bagageira (260 litros de capacidade) indicam que estamos em presença de automóvel pensado para utilização urbana, que não descura a tal capacidade para pisar um ou outro estradão de terra.

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Com preços a começar nos 13.500 euros e proposto em dois níveis de equipamento (ver outra peça), o Ignis entra num campeonato onde estão adversários como o Panda Cross, o Adam Rocks ou o Twingo e pode marcar a diferença pela tradição SUV que a Suzuki orgulhosamente ostenta.

Motor gasolina e opção híbrida

A escolha da Suzuki para o coração do Ignis recaiu no bloco gasolina 1.2 Dualjet com 90 cv de potência. Servido por caixa manual de 5 velocidades, o pequeno ‘crossover’ também pode ser equipado com caixa automática. Há ainda uma versão com sistema híbrido (SHVS), que dá mais 4 cv de potência e serve essencialmente para apoiar o motor a gasolina – através de bateria extra de 3kWh e de dispositivo elétrico que age em função das necessidades de aceleração.

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Equipamento

A gama Ignis é simples e foi estruturada em dois níveis de equipamento. O acesso (GLE) conta com bancos dianteiros aquecidos, ecrã tátil e computador de bordo. A versão GLX já inclui faróis LED, sistema de navegação, ‘cruise control’, ar condicionado e arranque sem chave. As cores da carroçaria sublinham a irreverência e o mesmo pode dizer-se dos elementos decorativos que permitem a imprescindível personalização.

Por Paulo Renato Soares
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