1/2
No último exemplo do parágrafo acima está a versão do Prius lançada em 2007 e que entra agora na nova geração. Estamos a falar de uma solução em que a já conhecida aliança entre motor de combustão e motor elétrico é reforçada com um modo de condução elétrico – devidamente servido por bateria carregada através da rede de energia. O novo Prius Plug-In obedece aos princípios da versão anterior, mas reúne conjunto de avanços tecnológicos que o tornam, garante o construtor japonês, num automóvel "único por direito próprio". A primeira novidade, talvez a mais assertiva, é a duplicação da autonomia elétrica, que está agora nos 50 km.
Rapidez
A Toyota otimizou o desenvolvimento da bateria, deu-lhe maior velocidade (mais 65%) de carregamento e conseguiu ainda que o Prius circule em modo elétrico até aos 135 km/hora – aqui através de um sistema de duplo motor elétrico. E para não haver complicações em determinados tipos de clima, o novo Prius Plug-In tem um sistema de aquecimento da bateria e do ar condicionado com bomba de calor com injeção a gás.
Houve ainda naturais alterações na estética (agora um pouco mais consensual), mas o natural destaque vai para a autêntica montra de tecnologia ‘verde’ instalada no Prius. Tudo isto tem um preço e ele só será mais amigável para as empresas, que podem ganhar em termos fiscais com a aquisição desta versão Plug-In. Um cliente particular tem de reservar €41.200.
Automóvel inteligente
Mais consensual
As diferenças estéticas para a anterior geração tornam o Prius Plug-In num automóvel mais consensual em termos de ‘design’ – embora mantendo personalidade muito própria e diferente de modelos, digamos, convencionais. Na dianteira há novos pára-choques, novas óticas (Matrix LED) e novos piscas; a traseira também foi renovada e a porta é revestida a fibra de carbono. No interior, onde há apenas dois lugares traseiros, o destaque vai para o novo ecrã de 8’ com sistema ‘Toyota Touch’, enquanto o painel de instrumentos fica em posição central, dominando todo o ‘tablier’. A capacidade da bagageira não é referência, mas isso deve-se à presença da bateria de iões de lítio.
Por Paulo Renato SoaresA Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.
O primeiro modelo 100% elétrico da Lexus é um ‘crossover’ de 204 cv até 410 km de autonomia
O pequeno 'roadster' conquistou troféu 'Red Dot'
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar