Lisboa, 26 de setembro de 2025 – No próximo dia 02 de outubro, o Centro Cultural de Belém acolhe o Evento dos setores de Eletrodomésticos, Eletrónica e TIC, promovido pela AGEFE – Associação Portuguesa da Indústria Eletrodigital. O evento reunirá líderes empresariais, académicos e decisores políticos para discutir os grandes desafios e oportunidades que estão a moldar o futuro da economia, a reindustrialização e o consumo sustentável, insere-se ainda no âmbito de um projeto e de um Estudo mais abrangentes que a AGEFE está a desenvolver em parceria com a EY, com apoio do FEDER, do Portugal 2030 e da União Europeia. O objetivo é entregar aos setores, ao Governo e ao País um documento estruturado que defina as condições essenciais para que a Indústria Eletrodigital possa crescer e afirmar-se internacionalmente.
A sessão de abertura contará com os presidentes dos Conselhos Setoriais da AGEFE, Luís Leitão (Teka Portugal) e Vasco Falcão (Konica Minolta).
O programa foi estruturado para oferecer uma visão integrada sobre as grandes transformações em curso. Durante a manhã, sob o mote “Um Mundo em Mudança”, será debatido o impacto da transformação digital na produtividade e no papel da inteligência artificial, com intervenções de Luís Aguiar-Conraria, professor na Universidade do Minho, e Ricardo Martinho, presidente da IBM Portugal. Segue-se uma sessão sobre as “Condições para Criar Valor”, dedicada à importância da reindustrialização europeia e às condições que Portugal precisa para se afirmar como um pólo competitivo. Prevêem-se intervenções de Paolo Falcioni, diretor-geral da APPLiA, e de representantes da EY, que apresentarão a visão das empresas sobre este desafio estratégico.
Durante a tarde, será debatido “O Valor do Consumo Sustentável”, explorando as novas tendências de mercado nos setores de eletrodomésticos e eletrónica, assim como o papel da reparação na promoção de um consumo mais responsável e duradouro. Um dos momentos altos será a divulgação de um estudo inovador realizado pela GfK, que contribuirá e muito para um conhecimento atual da atividade da reparação em Portugal e do comportamento dos consumidores.
Para o Diretor-Geral da AGEFE, Daniel Ribeiro, “este evento é uma oportunidade única para colocar em diálogo a indústria, a academia e os decisores políticos sobre os grandes eixos de transformação da nossa economia. Complementarmente, o estudo da GfK permitirá compreender melhor como os consumidores estão a valorizar a sustentabilidade e como os setores podem responder a essas novas exigências.”
Impacto da transformação digital, reindustrialização europeia e apresentação de um estudo inovador sobre a reparação em Portugal são alguns dos eixos centrais a debater por líderes empresariais, académicos e decisores políticos
Fundada em 2021, a Safoda Lisbon é uma marca portuguesa que veste quem não se conforma.
Sara Correia e Salvador Martinha juntam-se à lista de mentores que aceitaram o desafio de ajudar 150 jovens a serem fiéis à sua natureza. As candidaturas decorrem até ao final de novembro.
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Atacante já marcou 2 golos pelo Radomiak Radom de João Henriques
Treinador irá participar na sessão "The Modern Coach in the High-Performance Ecosystem" ao lado de Paulo Sousa
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026