Escândalo na NFL deu um filme

Concussões cerebrais

• Foto: Reuters
Índice

O filme ‘Concussion’ estreou-se em Portugal a 3 de março e conta a história de Bennet Omalu, protagonizado por Will Smith. Em 2005, este neuropatologista forense diagnostica um severo trauma cerebral nos jogadores de futebol americano. Alguns enlouquecem, depois de deixarem de jogar, e suicidam-se.

Omalu defende que os constantes choques na cabeça que os jogadores sofrem podem, a médio prazo, conduzir à insanidade. A NFL começa por negar qualquer risco de concussão cerebral e desacredita Omalu, mas, mais tarde, perante o aumento dos casos, vê-se obrigada a reconhecer o problema e a indemnizar vários ex-jogadores.

Porém, nem tudo muda. Os elevados contratos por objetivos pagos pelas equipas da NFL fazem com que muitos queiram jogar mesmo quando correm o risco de morrer caso sofram mais um traumatismo craniano. E, em vários casos, são autorizados pelas direções e equipas médicas dos clubes.

Por Luís Aguilar
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Especial

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.