As restrições ao uso de armamento fornecido pelos aliados ocidentais da Ucrânia devem ser levantadas para permitir o ataque a alvos militares na Rússia, declarou o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell.
"Os ucranianos não podem tornar-se noutra Belarus", disse o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança durante uma visita à ilha italiana de Ventotene.
Borrell afirmou que sem apoio militar a Kiev a guerra terminará com Moscovo "apoderando-se de territórios ucranianos, Zelensky na Sibéria, tropas russas na fronteira com a Polónia e a Rússia controlando 40% da produção mundial de trigo".
O vice-presidente da União Europeia tem vindo reiterar insistentemente a necessidade de aumentar o apoio militar a Kiev na sequência da ofensiva ucraniana lançada, em agosto, na região fronteiriça de Kursk e aos avanços das forças de Moscovo no leste da Ucrânia.
O governo de Giorgia Meloni, tal como os principais aliados da Ucrânia, opõe-se ao uso de armamento e munições fornecidos por países da NATO contra alvos no interior da Federação Russa.
Josep Borrell participou este fim-de-semana na 43ª edição do Seminário Federalista, uma jornada de estudos em comemoração da declaração "Por uma Europa livre e unida. Projeto de um Manifesto", um dos textos fundadores da integração política europeia.
O Manifesto de Ventotene foi escrito, em 1941, por Altiero Spinelli, Ernesto Rossi e Eugenio Colorni, três intelectuais de partidos de centro-esquerda italianos, exilados pelo regime fascista de Benito Mussolini na ilha do Mar Tirreno.
Por SábadoA diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.
Conduziu o Differdange ao feito histórico de conquistar o primeiro campeonato
Jorginho e Diogo Lamas foram peças importantes na conquista do histórico título do Differdange
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Internacional espanhol trocou de clube na Austrália
Clube holandês tentou resgatar antigo jogador do clube