É no coração da Europa que está situado o Luxemburgo. Um pequeno refúgio para os portugueses. A comunidade portuguesa é a maior no Luxemburgo e a verdade é que é ‘impossível’ andar nas ruas sem nos cruzarmos com um compatriota. Seja num restaurante ou num outro qualquer serviço, há sempre a tentação de falar em inglês ou francês, mas esbarramos sempre num saudoso ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’.
Predominantemente rural, este pequeno país – com uma superfície terrestre de 2.595 quilómetros quadrados – está situado entre Bélgica, França e Alemanha. De facto, o país é tão pequeno que é bastante frequente deparar-se com indicações para cidades estrangeiras ao percorrer as várias estradas. Comparativamente com os restantes membros da União Europeia (UE), o Luxemburgo é o segundo país mais pequeno e também o segundo país com menos população. Em ambos os casos, apenas superado por Malta.
O Luxemburgo entrou para a UE a 1 de janeiro de 1958. No entanto, só adotou o euro como moeda única em 1999. É uma das quatro sedes institucionais da União Europeia (juntamente com Bruxelas, Frankfurt e Estrasburgo ) e a sede de várias instituições da UE, nomeadamente o Tribunal de Justiça da União Europeia, a mais alta autoridade judicial.
Por André ZeferinoA diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.
Conduziu o Differdange ao feito histórico de conquistar o primeiro campeonato
Jorginho e Diogo Lamas foram peças importantes na conquista do histórico título do Differdange
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo