No coração da Europa, país é um refúgio para muitos dos emigrantes portugueses
É no coração da Europa que está situado o Luxemburgo. Um pequeno refúgio para os portugueses. A comunidade portuguesa é a maior no Luxemburgo e a verdade é que é ‘impossível’ andar nas ruas sem nos cruzarmos com um compatriota. Seja num restaurante ou num outro qualquer serviço, há sempre a tentação de falar em inglês ou francês, mas esbarramos sempre num saudoso ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’.
Predominantemente rural, este pequeno país – com uma superfície terrestre de 2.595 quilómetros quadrados – está situado entre Bélgica, França e Alemanha. De facto, o país é tão pequeno que é bastante frequente deparar-se com indicações para cidades estrangeiras ao percorrer as várias estradas. Comparativamente com os restantes membros da União Europeia (UE), o Luxemburgo é o segundo país mais pequeno e também o segundo país com menos população. Em ambos os casos, apenas superado por Malta.
O Luxemburgo entrou para a UE a 1 de janeiro de 1958. No entanto, só adotou o euro como moeda única em 1999. É uma das quatro sedes institucionais da União Europeia (juntamente com Bruxelas, Frankfurt e Estrasburgo ) e a sede de várias instituições da UE, nomeadamente o Tribunal de Justiça da União Europeia, a mais alta autoridade judicial.
A diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.
Conduziu o Differdange ao feito histórico de conquistar o primeiro campeonato
Jorginho e Diogo Lamas foram peças importantes na conquista do histórico título do Differdange
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam