_
Record - Falar dos Jogos Santa Casa foi, durante muito tempo, falar-se do jogo em si - da sorte e do azar nas lotarias ou famosas raspadinhas, por exemplo. Mas há um trabalho por detrás que se prende em inúmeros apoios, desde a federações a atletas. Tenta-se que se estreitem ainda mais relações com o desporto?
Maria João Matos – Sim. Há um outro lado mais invisível, sempre muito ligado à responsabilidade social. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através dos Jogos Santa Casa (JSC), prossegue desde 2012 uma estratégia de patrocínios focada no apoio ao desporto nacional, ao talento desportivo e aos grandes eventos desportivos nacionais, transformando os apoios concedidos e as parcerias realizadas em ferramentas de integração e coesão social, é esse o nosso foco.
R - Mas estes têm sido tempos atípicos para todos, a registarem quebras de investimentos e de receitas que certamente preocupam. O que tem representado esta pandemia para os Jogos Santa Casa?
MJM – A pandemia trouxe uma paragem forçada, ainda que as federações tenham tentado manter-se ativas. Mas, apesar de tudo, mostrámo-nos ainda mais disponíveis. Num ano em que muita coisa ia acontecer mas em que nada aconteceu, como o de 2020, continuámos ao lado deles. Mostrámos que é mesmo nas alturas em que mais precisam que estamos cá, sendo que bem sabemos que, em tudo na vida, costuma acontecer ao contrário. Os louros são dos atletas, das federações... mas sentimos também que um bocadinho do resultado desportivo que vão conseguindo também é nosso. É isto que nos motiva.
Por Rita PedrosoMaria Martins e João Matias foram dois dos atletas que subiram ao pódio e, em conjunto com elementos da FP de Ciclismo, deram ênfase ao sucesso da prova e destacaram o crescimento que a modalidade tem tido no nosso país
Craques estiveram reunidos num estágio em Vila Real de Santo António, tendo em vista a temporada
Portugal está inserido no grupo D, juntamente com a Islândia, Hungria e Coreia do Sul
Portugal acolheu Mundial da modalidade e seleções nacionais mostraram a sua valia
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Médio do West Ham faz juras de amor aos leões