_

Elementos de claques de FC Porto e Sporting entre visados de megaoperação de combate a grupo extremista

1/2

Dezenas de buscas decorrem em vários pontos do país. Há 34 arguidos e vários detidos. Cela de Mário Machado alvo de buscas

A PJ está a realizar esta segunda-feira diligências como parte de uma megaoperação de combate ao grupo extremista 1143. O 'Correio da Manhã' apurou que decorrem neste momento cerca de 50 buscas em vários pontos do país. Há 34 detidos neste processo.

O grupo era liderado pelo neonazi Mário Machado, que cumpre neste momento pena de prisão, mas que, acreditam as autoridades, continua a dirigir a organização a partir da cadeia. De resto, sabe o CM que um dos locais onde foram realizadas buscas foi a cela do próprio Mário Machado.

PUB

Em causa estão crimes de discriminação e incitamento ao ódio contra imigrantes nas redes sociais. Em particular, visa um episódio de agressão a um imigrante durante o 5 de outubro, que terá sido rodeado e violentamente agredido por membros do grupo.

O grupo preparava uma campanha contra o islamismo e ia desinibir vídeos, por exemplo com a seguinte premissa: "Maomé era pedófilo". Já havia cartazes para incitar a rebelião da comunidade muçulmana em Portugal.

PUB

A operação começou pelas 7h00 e está a ser levada a cabo pela unidade de combate ao terrorismo da PJ.

Alguns dos visados terão ligações à claque de futebol Super Dragões, incluindo Hugo Carneiro, conhecido por 'Polaco', número dois deste grupo. Há também elementos ligados à claque Juventude Leonina.

Sabe-se ainda que os detidos estão a ser encaminhados para Lisboa pela PJ e pelo Departamento de Investigação e Ação Penal, devendo comparecer perante a justiça ao longo dos próximos dias.

PUB

em atualização

Por Correio da Manhã
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Fora de Campo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB