Se em abril o cenário para o turismo em Portugal tinha sido catastrófico, em maio não foi muito melhor. O Instituto Nacional de Estatística (INE) voltou a espelhar o impacto que a covid-19 está a ter neste setor, referindo que a atividade turística esteve "praticamente parada" no mês em análise. Registaram-se 149,8 mil hóspedes e 307 mil dormidas em unidades turísticas portuguesas.
Os valores representam quedas de 94,2% no caso dos hóspedes e de 95,3% nas dormidas, de acordo com o INE, relativamente ao mesmo período do ano passado. Em abril, essas reduções homólogas tinham sido de 97,7% e 97,4%, respetivamente.
De acordo com os dados agora divulgados pelo INE, cerca de 70,4% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes, que compara com 85% em abril.
Os valores finais são ligeiramente mais alarmantes do que as estimativas iniciais do INE, que já antecipava que 70% dos estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes devido ao coronavírus. Na altura, o INE apontava para um total de 157,8 mil de hóspedes em Portugal, no mês de maio, e 324,3 mil dormidas.
O mercado interno teve um peso muito superior (74,3%) face aos visitantes estrangeiros, ao contribuir com 228,1 mil dormidas. Ainda assim, são menos 85,9% do que em maio do ano passado. Segundo o INE, a totalidade dos dezasseis principais mercados emissores registou "decréscimos expressivos". As maiores reduções registaram-se nos mercados britânico e irlandês (-99,4% em ambos), norte-americano (-99,3%) e francês (-99%).
Em termos de regiões visitadas, todas registaram decréscimos das dormidas superiores a 80%, com as maiores reduções a verificarem-se nos Açores (-99,7%) e na Madeira (-99,5%). No continente, o Alentejo (-84,3%) foi a região onde se registou menor diminuição.
Por NegóciosColeção de relógios de luxo da família foi roubada
No documento é referido que o boicote "deve dirigir-se ao Estado de Israel e não aos jogadores individualmente"
Com este resultado, o NOW arrasou a concorrência em horário nobre depois de no dia anterior tem batido o seu recorde de espectadores fixando novo máximo diário.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/20250923-110413-buscas-na-tap-por-indemnizacao-a-antiga-administradora, entre outros
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro