Cerimónia arranca a partir das 19 horas de Lisboa, no Théâtre du Châtelet, em Paris
As 5 nomeadas para o Prémio Kopa
Michelle Agyemang, Inglaterra, Brighton/Arsenal
Linda Caicedo, Colômbia, Real Madrid
Wieke Kaptein, Holanda, Chelsea
Vicky López, Espanha, Barcelona
Claudia Martínez Ovando, Paraguai, Club Olimpia
As 5 nomeadas para o Prémio Yashin
Ann-Katrin Berger, Alemanha, Gotham FC
Cata Coll, Espanha, Barcelona
Hannah Hampton, Inglaterra, Chelsea
Chiamaka Nnadozie, Nigéria, Paris FC/Brighton
Daphne van Domselaar, Holanda, Arsenal
Os 5 nomeados para o Prémio Johan Cruyff (feminino)
Sonia Bompastor, França, Chelsea
Arthur Elias, Brasil, Seleção Brasileira Feminina de Futebol
Justine Madugu, Nigéria, Seleção Nigeriana Feminina de Futebol
Renée Slegers, Nigéria, Arsenal
Sarina Wiegman, Holanda, Seleção Inglesa Feminina de Futebol
Os 5 nomeados a clube do ano (feminino)
Arsenal (Inglaterra)
Barcelona (Espanha)
Chelsea (Inglaterra)
Lyon (França)
Orlando Pride (EUA)
Com o intuito de continuar a promover o crescimento e impacto do futebol feminino nas gerações futuras, a France Football decidiu alargar a lista de prémios com três novas categorias dedicadas a reconhecer as conquistas das jogadoras. Assim, este ano, para além da Bola de Ouro feminina, também será entregue o Prémio Kopa feminino (melhor sub-21), o Prémio Yashin feminino (melhor guarda-redes) e o Prémio Gerd Müller feminino, que distingue a goleadora entre clube e seleção na última temporada.
Já referimos a excelente temporada que o PSG realizou na última temporada e a verdade é que os quatro títulos conquistados pelos parisienses em 2024/25 fazem com que grande parte do núcleo que esteve nos bastidores (ou em cena) dessas conquistas sejam os principais favoritos aos prémios na gala da Bola de Ouro 2025. Este é o caso também do treinador do clube, o espanhol Luis Enrique, o principal candidato a vencer o Prémio Johan Cruyff, que premeia o Melhor Treinador da última época. A concorrer com o técnico do PSG estão ainda Antonio Conte (Itália, Nápoles), Hansi Flick (Alemanha, Barcelona), Enzo Maresca (Itália, Chelsea) e Arne Slot (Holanda, Liverpool) - todos eles foram campeões nos respetivos clubes, à exceção de Enzo Maresca, que levou o Chelsea ao 4.º lugar da Premier League.
Com os quatro títulos conquistados ao serviço do PSG, entre eles a primeira Liga dos Campeões do clube, Gianluigi Donnarumma é naturalmente um dos principais favoritos a vencer esta segunda-feira o Prémio Yashin, que distingue o melhor guarda-redes da época transata. O gigante italiano, que já venceu em 2021 quando representava o PSG, procura igualar o feito do argentino Emiliano Martínez, o único que até ao momento conquistou por duas vezes este troféu (2023 e 2024).
João Neves é o único português que conta com nomeações para dois galardões esta segunda-feira. Para além de estar nomeado para a Bola de Ouro, o médio formado no Benfica também está entre os candidatos a vencer o Prémio Kopa, galardão que distingue os melhores futebolistas sub-21 do mundo. Ao lado do centro-campista que tudo ganhou na época de estreia ao serviço do PSG está Rodrigo Mora. O jovem criativo de apenas 18 anos do FC Porto, que chegou a estar muito perto de abandonar o clube para rumar à Arábia Saudita no último mercado de transferências, é o segundo (e último) representante português na lista de 10 jogadores que tentam suceder a Lamine Yamal, que recebeu a distinção em 2024 e volta a concorrer este ano.
Fruto da excelente temporada que tiveram no último ano ao serviço do PSG, que conquistou a primeira Liga dos Campeões da sua história, os portugueses Vitinha, João Neves e Nuno Mendes conquistaram por direito um lugar na cerimónia que decorre esta segunda-feira na capital francesa, contando ainda, pelo meio, com a conquista da Liga das Nações pela Seleção Nacional. À boleia também da grande temporada que realizou na época transata, embora ao serviço do Sporting, o sueco Viktor Gyökeres, que no verão trocou os leões pelo Arsenal, é também outros dos focos dos portugueses neste evento, que atribui muitos outros prémios.
É hoje, a partir das 19 horas de Lisboa, que arranca a cerimónia de entrega do Ballon d'Or, prestigiante prémio da France Football que anualmente distingue o melhor futebolista do mundo com base no que este alcançou em termos individuais e coletivos na época transata.
O período de tempo em análise que servirá para avaliar todos estes candidatos vai de 1 de agosto de 2024 a 13 de julho de 2025 - final do Mundial de Clubes da FIFA - no que diz respeito às premiações no masculino. Quanto ao feminino, esta janela estende-se até 2 de agosto de 2025, altura em que foi disputada a final da Copa América feminina, entre Brasil e Colômbia e que terminou com novo triunfo das brasileiras.
Acompanhe, ao minuto, tudo o que irá acontecer no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Cerimónia arranca a partir das 19 horas de Lisboa, no Théâtre du Châtelet, em Paris
Para além dos troféus celebrados no clube, o internacional português venceu ainda a Liga das Nações
Árbitro português será auxiliado por Rui Teixeira e Pedro Mota
Frente aos holandeses do Feyenoord
Cerimónia arranca a partir das 19 horas de Lisboa, no Théâtre du Châtelet, em Paris
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele