O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Oeiras, Bruno Mourão Martins, pretende implementar no concelho, mais concretamente no Vale do Jamor, a Cidade das Federações. Numa curta declaração ao nosso jornal, o gestor sublinha querer “criar um polo que centralize e modernize as sedes das federações de todas as modalidades, à semelhança do que existe na Cruz Quebrada com o futebol, pondo ao dispor de atletas, staff técnico e dirigentes de clubes e federações as condições de excelência que esse complexo terá para oferecer”.
“Queremos garantir sinergias e intercâmbio de boas práticas entre modalidades, criar condições para investigação e inovação aplicadas ao desporto e reforçar o desporto de base e de elite, colocando nas mesmas infraestruturas centros de treino e espaços de formação, atraindo jovens, investimento e emprego altamente qualificado, valorizando ao mesmo tempo o concelho de Oeiras”, explica.
A criação deste polo nacional, prossegue, será "uma forma de afirmar o desporto como pilar de saúde e cidadania, mas também de coesão social, dado que juntará a competição de alto rendimento e projetos de inclusão social”. Para Bruno Mourão Martins, “tudo isto contribui para promover o prestígio e o reconhecimento nacional e internacional de Oeiras”, que nota ainda que “a Cidade das Federações não abdicará de novas formas de competição e dos desportos do futuro, pelo que acolherá também um centro de e-sports”.
A esta proposta acresce a ideia de apoiar a expansão da Faculdade de Motricidade Humana e a criação de um centro universitário de investigação e inovação aplicada nas áreas do desporto, nutrição e motricidade humana. Esse novo polo académico deverá articular-se com o cluster do desporto de alta competição e as empresas da área da saúde e as que estão vocacionadas para o alto rendimento, “reforçando o concelho como um ecossistema de referência em todos estes domínios”. “Connosco, Oeiras será a capital do desporto em Portugal. É um compromisso que levamos muito a sério”, remata.
Por RecordBruno Mourão Martins pretende "garantir sinergias" e implementação de "boas práticas", atraindo "jovens, investimento e emprego"
Rubrica do NOW conseguiu um pico de 2.58% de share
Streameast tinha tido mais de 1,6 mil milhões de visitas no ano passado
Impressiona tanto pela qualidade como... pelo preço
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo