Cidade das Federações é promessa do candidato da IL a Oeiras: «Quero centralizar e modernizar as sedes»

Bruno Martins já se tinha candidatado à autarquia em 2021
• Foto: D.R.

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Oeiras, Bruno Mourão Martins, pretende implementar no concelho, mais concretamente no Vale do Jamor, a Cidade das Federações. Numa curta declaração ao nosso jornal, o gestor sublinha querer “criar um polo que centralize e modernize as sedes das federações de todas as modalidades, à semelhança do que existe na Cruz Quebrada com o futebol, pondo ao dispor de atletas, staff técnico e dirigentes de clubes e federações as condições de excelência que esse complexo terá para oferecer”.

“Queremos garantir sinergias e intercâmbio de boas práticas entre modalidades, criar condições para investigação e inovação aplicadas ao desporto e reforçar o desporto de base e de elite, colocando nas mesmas infraestruturas centros de treino e espaços de formação, atraindo jovens, investimento e emprego altamente qualificado, valorizando ao mesmo tempo o concelho de Oeiras”, explica.

PUB

A criação deste polo nacional, prossegue, será "uma forma de afirmar o desporto como pilar de saúde e cidadania, mas também de coesão social, dado que juntará a competição de alto rendimento e projetos de inclusão social”. Para Bruno Mourão Martins, “tudo isto contribui para promover o prestígio e o reconhecimento nacional e internacional de Oeiras”, que nota ainda que “a Cidade das Federações não abdicará de novas formas de competição e dos desportos do futuro, pelo que acolherá também um centro de e-sports”.

A esta proposta acresce a ideia de apoiar a expansão da Faculdade de Motricidade Humana e a criação de um centro universitário de investigação e inovação aplicada nas áreas do desporto, nutrição e motricidade humana. Esse novo polo académico deverá articular-se com o cluster do desporto de alta competição e as empresas da área da saúde e as que estão vocacionadas para o alto rendimento, “reforçando o concelho como um ecossistema de referência em todos estes domínios”. “Connosco, Oeiras será a capital do desporto em Portugal. É um compromisso que levamos muito a sério”, remata.

Por Record
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Fora de Campo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB