A CP está a preparar um concurso para a compra de 129 novos comboios no valor de cerca de mil milhões de euros, segundo o 'Público'. Esta compra será realizada através do financiamento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
O caderno de encargos ainda está a ser preparado, mas segundo o mesmo jornal a lista inclui 62 comboios suburbanos, 55 regionais e 12 composições de longo curso.
O Público detalha ainda que o objetivo é que as 12 novas composições de longo curso para reforçar a frota dos pendulares possam circular a 250 Km/hora, ou mais, dando, assim, seguimento às intenções do Programa Nacional de Investimentos - PNI 2030 que prevê uma linha de velocidade alta entre Lisboa e Porto.
Um dos critérios do caderno de encargos para a escolha dos fornecedores será o selo ‘made in Portugal’. "O objetivo é associar a compra destes 129 comboios ao Centro Tecnológico Ferroviário e às recém abertas oficinas de Guifões, nas quais se pretendia fazer o comboio português", conta o jornal na edição desta sexta-feira.
Por NegóciosConsumidores denunciaram ter sido fidelizados por 12 meses numa subscrição que acreditavam ser mensal
Modelo da marca norte-americana surge com muitas novidades
Kanchha Sherpa tinha 19 anos quando foi contratado como carregador na equipa liderada pelo neozelandês Edmund Hillary, que conquistou o pico mais alto do mundo
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida
Treinador do Lyon recorda sonho de trabalhar em Inglaterra e faz reflexão sobre o que é ganhar
Sugeriu que partes da cidade estão a ser tomadas por distúrbios