Decorrem buscas por parte do Ministério Público e da GNR nas instalações da Proteção Civil em Carnaxide, esta quinta-feira. As buscas estão a ser feitas em empresas e residências. As ações de buscas decorrem no seguimento da Operação Obsequiam, adiantou o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) em comunicado. Em causa está a prática de crimes de corrupção e participação económica em negócio.
Estão a ser cumpridos seis mandados de busca domiciliária e outros quatro a instalações públicas e empresariais. Entre estas estão "empresas e sociedades comerciais do setor têxtil e de equipamentos de proteção individual", assim como residências de dirigentes e técnicos de contas das entidades envolvidas.
"Existem indícios de favorecimento ilegal de concorrente em procedimentos realizados no período compreendido entre 2015 e 2023, em prejuízo do Estado Português", lê-se no comunicado emitido.
Estão destacados 48 militares da GNR e cinco Magistrados do Ministério Público do DCIAP.
O inquérito está em segredo de justiça e é dirigido pelo Ministério Público, com a coadjuvação da Direção de Investigação Criminal da GNR.
Em comunicado, a Proteção Civil confirma as buscas nas instalações em Carnaxide e refere que se encontra "a colaborar com as autoridades", reiterando "total disponibilidade para prestar o apoio necessário no âmbito das diligências em curso", lê-se na nota enviada às redações.
Presidente da Associação de Agricultores do Vale do Mondego estava a vistoriar as margens quando aquela parte do canal principal do Mondego rebentou
Há o perigo de haver um novo rebentamento também na margem direita, junto ao Centro Hípico de Coimbra, mais a montante
Autoridades estão no local a monitorizar a situação
Mau tempo provocou a morte de 16 pessoas e uma destruição difícil de contabilizar
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Antigo médio alemão 'caiu' numa notícia falsa que tem circulado nas redes sociais