Decorrem buscas por parte do Ministério Público e da GNR nas instalações da Proteção Civil em Carnaxide, esta quinta-feira. As buscas estão a ser feitas em empresas e residências. As ações de buscas decorrem no seguimento da Operação Obsequiam, adiantou o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) em comunicado. Em causa está a prática de crimes de corrupção e participação económica em negócio.
Estão a ser cumpridos seis mandados de busca domiciliária e outros quatro a instalações públicas e empresariais. Entre estas estão "empresas e sociedades comerciais do setor têxtil e de equipamentos de proteção individual", assim como residências de dirigentes e técnicos de contas das entidades envolvidas.
"Existem indícios de favorecimento ilegal de concorrente em procedimentos realizados no período compreendido entre 2015 e 2023, em prejuízo do Estado Português", lê-se no comunicado emitido.
Estão destacados 48 militares da GNR e cinco Magistrados do Ministério Público do DCIAP.
O inquérito está em segredo de justiça e é dirigido pelo Ministério Público, com a coadjuvação da Direção de Investigação Criminal da GNR.
Em comunicado, a Proteção Civil confirma as buscas nas instalações em Carnaxide e refere que se encontra "a colaborar com as autoridades", reiterando "total disponibilidade para prestar o apoio necessário no âmbito das diligências em curso", lê-se na nota enviada às redações.
Abalo atingiu principalmente a costa de Hokkaido, perto da cidade costeira de Aomori
Vítimas foram retiradas da água por populares que se encontravam na zona
A nossa avaliação do smartphone da marca chinesa
Ondas atingiram uma piscina natural e arrastaram várias pessoas para o mar. Ainda há um desaparecido
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional
Glen De Boeck tinha 54 anos
Caso foi tornado público em maio
Avançado do Toluca brilha no México
Marek Papszun acusou o clube de não o querer deixar sair para o Legia Varsóvia
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais