_
A presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, anunciou na madrugada desta quarta-feira (11), em declarações à SIC Notícias, que os diques do rio Mondego estão à beira de um colapso.
"O risco é muito real. Já chove há 15 dias e estamos a falar de uma estrutura que já tem muitos anos e que tem sido muito pressionada. É muito provável que a Barragem da Aguieira não aguente e tenha de deitar mais água", explicou. Ana Abrunhosa garantiu, assim, que o "risco de rebentamento é elevado", mas "não se sabe onde". "Se um dique rebentar é como uma bomba", referiu citada pelo semanário 'Expresso'.
A presidente esteve reunida de emergência na terça-feira com a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e com a ministra do Ambiente "que se juntou por telefone". Em declarações à SIC, esclareceu que "os limites da obra hidráulica foram atingidos", o que significa que "em termos teóricos, [o dique] já devia ter rebentado" e disse que só na terça-feira o rio Seira, que "desagua no rio Mondego", debitou "mil metros cúbicos [de água] por segundo". "Atingiu um caudal nunca antes visto", afirmou.
Tendo em vista a potencial destruição dos diques, a autarquia anunciou a evacuação de algumas localidades. Segundo Ana Abrunhosa, isso significa que cerca de três mil pessoas poderão ser retiradas das suas casas e lares. "Vamos evacuar São Martinho do Bispo, a zona do Cabouco, Ribeira de Frades, Taveiro, Ameal e Arzila." Pela meia-noite era noticiado que já haviam sido evacuados três lares.
A presidente, que garante que "as populações foram avisadas", acrescentou ainda que há "autocarros" para transportar as pessoas mais afetadas e que quem quiser "pode levar os seus animais de estimação", mas que entretanto já houve "muitas pessoas" a sair "para casa de famílias". "Muitas famílias foram buscar os seus entes queridos."
Ana Abrunhosa adiantou ainda que o "vereador da Proteção Civil durante a tarde informou que [algumas] escolas serão encerradas [esta quarta-feira] por precaução".
A Proteção Civil registou 1.576 ocorrências até às 6h desta quarta-feira, mas sem vítimas mortais. Entre as ocorrências encontram-se inundações, quedas de árvores e deslizamentos, na Área Metropolitana do Porto, Coimbra e Aveiro. Esta quarta-feira soube-se também que 31 pessoas tiveram de ser retiradas na Costa da Caparica devido a um deslizamento de terras.
Diploma do PSD deverá ser aprovado esta semana no parlamento com os votos favoráveis dos socialistas
A situação climatológica em Coimbra levou os partidos a concordarem com o adiar do debate quinzenal.
O Governo dá o dia aos funcionários públicos na terça-feira, dia 17
Autarquia de Coimbra já está a evacuar algumas zonas - podendo afetar cerca de 3 mil pessoas
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA
Antes de enveredar pela política, próximo Presidente da República jogou futebol no clube da terra
De acordo com a imprensa espanhola, o caso terá ocorrido a 8 de fevereiro após uma saída noturna de um grupo de amigos
Carlo Alberto Brusa deu explicações à RMC Sport
Ex-jogador confessou que ao longo de 15 anos de carreira não conseguiu desfrutar das conquistas
Antigo médio alemão 'caiu' numa notícia falsa que tem circulado nas redes sociais