O dirigente Frederic Silva Monteiro Mbassa foi nomeado hoje pelo Governo como o primeiro presidente do Instituto do Desporto e da Juventude de Cabo Verde, cuja constituição contou com apoio técnico de Portugal.
Conforme uma resolução publicada na quarta-feira em Boletim Oficial e consultada hoje pela agência Lusa, Frederic Silva Monteiro Mbassa, que até agora era presidente da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Prédio, da cidade da Praia, vai ter como vogais executivos Ivanilda Reis e Graciano Sena de Barros.
Em fevereiro, o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, promulgou o diploma que criou o Instituto do Desporto e da Juventude, seis meses depois de ter sido aprovado em Conselho de Ministros.
A criação do Instituto do Desporto e da Juventude foi anunciada pelo Governo em 06 de agosto de 2019, tendo sido aprovada em reunião do Conselho de Ministros, no dia anterior.
Em 06 de agosto, o ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, que tutela também o Desporto, Fernando Elísio, garantiu que o novo instituto público entraria em funcionamento em 2020 e levará à extinção da atual Direção-Geral dos Desportos.
"O mais importante é dar uma grande autonomia àquilo que são as ações na Juventude e no Desporto", explicou Fernando Elísio, acrescentando que a nova entidade "vai gerir e executar tudo aquilo que é a política pública" naquela área.
O governante disse ainda que "permitirá, por um lado, reforçar o voluntariado na área da juventude, permitirá criar todas as condições para a promoção e desenvolvimento das associações juvenis e criará uma rede nacional de monitorização, de seguimento, da aplicação de tudo aquilo que é política para a juventude e para o desporto".
O ministro acrescentou, a propósito da criação deste instituto, que o Governo vai igualmente "empreender uma grande reforma" ao setor dos ginásios: "Exigir a certificação e o licenciamento, e a partir daí criarmos todo um quadro legal, no seguimento de tudo aquilo que é atividade desportiva e atividade de juventude".
De acordo com o Fernando Elísio, a criação do instituto reflete o "compromisso do Governo" de "modernizar o desporto e as políticas de juventude".
A criação do Instituto do Desporto e Juventude de Cabo Verde contou com apoio técnico de Portugal, em que uma das ações aconteceu em maio de 2018 com uma visita de três dias a Cabo Verde do então presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Baganha.
Por LusaERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Juíza Dora Lucas Neto anunciou, durante a leitura da decisão, que o TC se pronunciou por unanimidade sobre a inconstitucionalidade de várias normas.
Os tutores vestiram os cães com quimonos e levaram-nos a templos, para abençoar os seus companheiros
A carta enviada aos funcionários chega numa altura em que os diretores executivos da Netflix estão a tentar fechar o negócio
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo