_
A Galp informou esta sexta-feira que pode sofrer um impacto de até 100 milhões de euros devido a uma nova taxa que o Brasil está a aplicar sobre as exportações de petróleo bruto.
Numa informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera portuguesa informa que "o Governo brasileiro aprovou a implementação de uma taxa de 12% sobre as exportações de petróleo bruto". Segundo a mesma informação, esta taxa passou a ser aplicada nesta quinta-feira, 12 de março, e terá uma duração provisória de quatro meses.
"Estima-se, de forma preliminar, que possa representar um impacto de tesouraria até 100 milhões de euros para a Galp", estima a empresa.
Segundo a imprensa brasileira, o Presidente do país, Lula da Silva, assinou a medida de criação da taxa provisória como uma resposta à escalada dos preços das matérias-primas de energia nos mercados internacionais, devido ao conflito no Médio Oriente.
A Galp tem vários projetos de exploração de petróleo no Brasil, com destaque para a chamada Bacia de Santos, que tem das maiores acumulações conhecidas de petróleo e gás natural em águas ultraprofundas, onde tem os projetos Tupi/Iracema e Bacalhau.
Na apresentação de resultados de 2025, nos quais apresentou lucros superiores a mil milhões de euros, a petrolífera portuguesa realçou que mais de 80% do EBITDA de 2025 teve origem nas atividades internacionais – e mais de metade foi proveniente da produção de petróleo e gás natural no Brasil.
Nova subida na segunda-feira soma-se ao aumento recorde registado no início da semana
O filósofo alemão tinha 96 anos e morreu em Starnberg, no sul da Alemanha
O banho da pequena Chihuahua tornou-se um dos momentos mais ternurentos partilhados recentemente pela atriz.
Executivo volta a mexer no imposto, perante a previsão de uma nova escalada nos preços dos combustíveis
Antigo jogador do FC Porto foi alvo de mais de 50 queixas entre 2019 e 2023
Experiente médio sérvio recorda, à 'La Gazzeta dello Sport', passagens pelo Benfica e também pelo clube da capital italiana
Através de uma publicação nas redes sociais
Triunfo do FC Porto confirmou matematicamente a subida ao 6º lugar do ranking
Mudança de Mbappé para o PSG continua a ser a venda mais rentável (180 M€); João Félix surge logo a seguir entre os jogadores saídos dos clubes onde iniciaram as carreiras
Lenda do futebol inglês é o favorito para assumir o cargo no Cesena