O primeiro-ministro prometeu celeridade nas averiguações para apurar a causa do acidente do elevador da Glória, com uma conferência que inclui a PJ, ainda hoje, e anunciou que a TAP apoiará os familiares das vítimas. "Esta é uma das maiores tragédias humanas da nossa história recente", afirmou.
Numa declaração à comunicação social, sem direito a perguntas, no final da reunião do Conselho de Ministros, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que participou na parte final do encontro, Luís Montenegro começou por elogiar a resposta rápida das organizações de socorro.
"Esta resposta rápida permitiu salvar vidas e, acima de tudo, por via disso, evitar que a tragédia assumisse ainda proporções maiores e mais devastadoras", afirmou, na residência oficial, em São Bento.
Quanto às investigações em curso, o primeiro-ministro anunciou que, ainda hoje, "serão dados todos os detalhes das diligências que foram efetuadas e que se encontram em curso por parte do diretor nacional da Polícia Judiciária, do presidente do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde e do responsável pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários".
"A TAP já se disponibilizou também para prestar todo o apoio, quer no transporte para território nacional de familiares, de cidadãos nacionais ou estrangeiros que se encontrem fora do nosso país, quer para repatriar feridos e mesmo transladar os corpos das vítimas mortais", afirmou.
Montenegro disse ainda que o Instituto de Registo e Notariado vai disponibilizar uma equipa em Lisboa para poder acelerar os registos de óbito e garantir um atendimento prioritário.
Por Lusa e NegóciosSão os únicos em Portugal e combinam boa comida e momentos de ternura com felinos
Rute Cardoso vive em Gondomar com a irmã e só quer trazer normalidade à vida dos três filhos
Movimento que começou através das redes sociais deverá começar a 10 de setembro e prologar-se por "tempo ilimitado"
Dados da Nota Informativa (NI) do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995