A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, reconheceu hoje que, embora ainda faltem apurar resultados, o resultado dos bloquistas nestas autárquicas foi "modesto", mas faz um "balanço positivo" da integração em coligações à esquerda.
"Tudo indica que o Bloco de Esquerda terá tido um resultado modesto nestas eleições autárquicas, ainda assim fazemos um balanço positivo de muitas das coligações que integramos, não só em Lisboa, como por todo o país", afirmou Mortágua em declarações aos jornalistas na sede do BE, em Lisboa, quartel-general dos bloquistas para esta noite, numa altura em que faltam apurar os votos de 269 freguesias.
Questionada sobre se os resultados desta noite revelam que a estratégia seguida não resultou, Mortágua disse que "a estratégia do Bloco está correta e dá um rumo para o futuro" num contexto de "viragem à direita" em que se exige diálogo à esquerda.
A líder do BE reforçou que, após uma "viragem muito profunda à direita" no país verificada nas legislativas, a esquerda agiu em conformidade com as exigências do contexto e "encontrou caminhos de diálogo e de convergência" que, "independentemente dos resultados finais que venham a ser apurados", são positivos.
Mariana Mortágua agradeceu o trabalho dos candidatos pelo Bloco em todo o país, reservando para depois um "balanço mais aprofundado e apurado" dos resultados desta noite.
"Estivemos à altura da responsabilidade do momento e fizemos exatamente aquilo que dissemos que era necessário fazer. Nós teremos tempo para fazer essa análise dos resultados", atirou.
Mortágua argumentou que o facto de o Bloco de Esquerda integrar dezenas de coligações dificulta a contagem, para já, dos mandatos atribuídos aos candidatos bloquistas e assegurou que o partido reunirá a Mesa Nacional para avaliar os resultados.
Por LusaFoi reconduzido no cargo para continuar ao leme da capital
País elege os novos representantes locais
Conseguiu apenas 12 câmaras municipais
Vai reclamar liderança da ANMP e ANAFRE
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos