O arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, figura pioneira na arquitetura paisagista em Portugal, morreu esta quarta-feira, em Lisboa, aos 98 anos, revelou à agência Lusa fonte próxima da família.
Foi um ativista ambiental ainda durante a ditadura, tendo-se revoltado contra o impacto do desordenamento territorial de Lisboa e contra a tentativa de destruição de espaços verdes. Quando em 1967 dezenas de pessoas morreram devido às cheias na capital, o arquiteto Ribeiro Telles insurgiu-se contra a falta de atenção dada na construção civil de habitação para as pessoas mais pobres.
Licenciado em Engenharia Agrónoma e em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Gonçalo Ribeiro Telles assinou, com António Viana Barreto, o jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Foi ministro de Estado e da Qualidade de Vida e fundou o Partido da Terra (MPT).
Foi altamente crítico da plantação intensiva de pinheiros e eucaliptos e considerava que esse cultivo era uma das principais razões dos incêndios que vergastam o país todos os anos, em troca de uma política virada para a economia e não para o ordenamento territorial sustentável.
Em 1957 criou o Movimento dos Monárquicos Independentes e pertenceu às listas da oposição no final da década de 60, quando Marcello Caetano ascendeu à liderança do país.
Foi o fundador e subsecretário de Estado do Ambiente nos três primeiros governos provisórios.
Foi co-autor, ao lado de Francisco Caldeira Cabral, do livro seminal de arquitetura paisagista em Portugal A Árvore em Portugal.
Foi um dos subscritores da Aliança Democrática, ao lado de Francisco Sá Carneiro e Diogo Freitas do Amaral, tema que voltou à discussão pública depois do PSD ter assinado um acordo com o Chega na região autónoma dos Açores.
Por SábadoTerramoto deu-se pelas 00h38
Marca anunciou ainda um novo ecossistema de produtos no evento de lançamento
Ator, que interpreta Dominic Toretto na saga, publicou fotografia com o craque
Caso remonta a dezembro do ano passado. Companheira queixa-se de agressão e sequestro
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana