Os preços das portagens nas autoestradas portuguesas poderão aumentar 2,3% a 1 de janeiro de 2026, tendo em conta a estimativa rápida, divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, do índice de preços ao consumidor (IPC) de outubro, excluindo habitação, cuja variação homóloga se fixou em 2,2%.
Um valor que terá de somar mais 0,1%, tendo em conta o previsto no acordo conseguido em 2022 com as concessionárias de autoestradas para travar uma subida de cerca de 10% em 2023.
A taxa de inflação homóloga de outubro, sem habitação, que terá ainda de ser confirmada pelo INE em novembro, é o indicador que serve de referência à atualização anual da maioria das taxas de portagem. Só no caso da Lusoponte é que setembro é o mês que é considerado para a atualização.
Por lei, as concessionárias de autoestradas têm de entregar ao Governo até 15 de novembro a sua proposta para a revisão das portagens para entrar em vigor a 1 de janeiro do ano seguinte, tendo o Estado 30 dias para se pronunciar.
Quer em 2020 como em 2021 o indicador que serve de referência a esta atualização de preços foi negativo, tendo as taxas de portagem ficado inalteradas, enquanto em 2022 a evolução do IPC ditou uma subida de 1,83%. Em 2023, perante um cenário de subida de cerca de 10%, o Governo decidiu intervir e limitar o aumento das taxas de portagem a 4,9%, chegando a um acordo com as concessionárias, depois de recusar as propostas de aumento de 9,5% e 10,5%.
O entendimento previu que acima dos 4,9%, 2,8% seriam responsabilidade do Estado e o remanescente suportado pelas concessionárias, às quais foi atribuída uma compensação de nos quatro anos seguintes poderem aumentar as portagens em 0,1% adicional face à taxa de atualização a que teriam direito.
Desta forma, em 2024, as taxas tiveram também uma atualização acima dos 2%, tendo em conta o IPC de outubro, excluindo habitação, que foi de 1,94%, e os 0,1% adicionais que ficaram previstos no acordo com as concessionárias. Em 2025 o aumento foi igualmente superior a 2,2%, sendo que algumas autoestradas do Interior e Algarve deixaram a 1 de janeiro de ser pagas.
Por NegóciosMais um lançamento de peso da marca
Em causa estarão as negociações entre a empresa fundada por Franciso Pinto Balsemão e a multinacional italiana MediaforEurope
Negócio está muito perto de ser concluído
Apesar de o mercado imobiliário estar inflacionado, há concelhos onde a habitação continua a manter-se a preços razoavelmente acessíveis
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir