O Governo vai acabar com o conceito de renda acessível e criar um novo conceito de renda moderada, “habitação a valores moderados, para todos, nomeadamente para a classe média”, anunciou o ministro das Infraestruturas e Habitação.
Miguel Pinto Luz falava esta quinta-feira na conferência de imprensa que se seguiu à reunião semanal do Conselho de Ministros.
As novas rendas de valor moderado terão de ter um valor máximo de 2.300 euros e, concretizou, a dedução à coleta de IRS pelos inquilinos passa em 2026 a ser de 900 euros e para 1000 euros em 2027, “para prazos de arrendamento de três anos”, explicou.
Para os proprietários, tal como Montenegro tinha adiantado já ontem no Parlamento, haverá uma taxa de IRS de 10%.
Já para aqueles que optem por colocar no mercado os seus imóveis com rendas 20% abaixo da mediana de cada concelho”, manter-se-á a isenção de impostos já prevista atualmente para a renda acessível.
“Queremos pôr mais casas no mercado e nas áreas de maior pressão e estamos a investir em todos os perfis de famílias”, sublinhou o ministro.
Por NegóciosNovo conceito de renda a valor moderado substituirá a atual renda acessível, anunciou Miguel Pinto Luz.
A medida constava no Programa de Governo e será concretizada agora, mantendo-se até 2029
Treinador do Al-Nassr irá participar no painel 'From the Bottom Up and from Portugal to the World'
Em causa processo no âmbito do qual foi condenado a três anos de prisão, com pena suspensa
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria