As fontes renováveis asseguraram 67,8% da eletricidade produzida em Portugal Continental em setembro, segundo o boletim mensal da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN). No total, foram gerados 2.476 GWh de origem limpa, num mês em que a produção elétrica nacional cresceu 21% face ao mesmo período de 2024, impulsionada sobretudo pela energia solar, que aumentou 152 GWh.
No acumulado do ano, a incorporação renovável atinge 76%, mantendo Portugal como o quarto país europeu com maior peso de eletricidade verde, apenas atrás da Noruega (97,7%), Dinamarca (88,3%) e Áustria (83,0%).
Segundo a APREN, entre janeiro e setembro, a produção renovável garantiu uma poupança acumulada de 5.874 milhões de euros no mercado grossista, o que equivale a um valor médio de 155 €/MWh proveniente da produção em regime especial. Nesse período, o preço médio horário do MIBEL foi de 64 €/MWh, e em 1.261 horas a produção renovável foi suficiente para cobrir integralmente o consumo nacional.
A contribuição das energias limpas permitiu ainda evitar, em setembro, cerca de 60 milhões de euros em importações de gás natural e 30 milhões em eletricidade, aponta a associação.
Apesar dos resultados expressivos, a Associação Portuguesa de Energias Renováveis alerta para os entraves que persistem. “Medidas como a manutenção da CESE e outros encargos fiscais sobre o setor são um contrassenso face às metas de descarbonização e às orientações europeias”, refere a APREN, defendendo um quadro regulatório “estável e previsível” que reforce a confiança dos investidores e assegure energia mais barata para famílias e empresas.
A APREN reforça ainda que o setor das energias renováveis já contribui de forma significativa para as finanças públicas e para os municípios, através de diversos mecanismos, incluindo o financiamento da tarifa social e a entrega de 2,5% da faturação anual dos parques eólicos às autarquias.
Por NegóciosSobre o artigo, disse que "a história é relativamente boa", mas sobre a fotografia... "pode ser a pior de todos os tempos"
APREN diz que energia solar impulsionou aumento de 21% na produção nacional em setembro e alerta para carga fiscal que trava investimento no setor.
O IGCP anunciou esta quarta-feira um reforço dos procedimentos de segurança dos produtos de aforro do Estado
Israel acredita que o quarto corpo entregue nas últimas horas pelo Hamas não é de um refém, algo que o gabinete de Netanyahu ainda não confirmou oficialmente.
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal