As fontes renováveis asseguraram 67,8% da eletricidade produzida em Portugal Continental em setembro, segundo o boletim mensal da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN). No total, foram gerados 2.476 GWh de origem limpa, num mês em que a produção elétrica nacional cresceu 21% face ao mesmo período de 2024, impulsionada sobretudo pela energia solar, que aumentou 152 GWh.
No acumulado do ano, a incorporação renovável atinge 76%, mantendo Portugal como o quarto país europeu com maior peso de eletricidade verde, apenas atrás da Noruega (97,7%), Dinamarca (88,3%) e Áustria (83,0%).
Segundo a APREN, entre janeiro e setembro, a produção renovável garantiu uma poupança acumulada de 5.874 milhões de euros no mercado grossista, o que equivale a um valor médio de 155 €/MWh proveniente da produção em regime especial. Nesse período, o preço médio horário do MIBEL foi de 64 €/MWh, e em 1.261 horas a produção renovável foi suficiente para cobrir integralmente o consumo nacional.
A contribuição das energias limpas permitiu ainda evitar, em setembro, cerca de 60 milhões de euros em importações de gás natural e 30 milhões em eletricidade, aponta a associação.
Apesar dos resultados expressivos, a Associação Portuguesa de Energias Renováveis alerta para os entraves que persistem. “Medidas como a manutenção da CESE e outros encargos fiscais sobre o setor são um contrassenso face às metas de descarbonização e às orientações europeias”, refere a APREN, defendendo um quadro regulatório “estável e previsível” que reforce a confiança dos investidores e assegure energia mais barata para famílias e empresas.
A APREN reforça ainda que o setor das energias renováveis já contribui de forma significativa para as finanças públicas e para os municípios, através de diversos mecanismos, incluindo o financiamento da tarifa social e a entrega de 2,5% da faturação anual dos parques eólicos às autarquias.
Por NegóciosQuatro mil fogos licenciados nos primeiros dez meses do ano. ‘Invicta’ ganhou 16684 habitantes em 3 anos
ERSE estima que um casal sem filhos sinta um aumento de 18 cêntimos na fatura mensal, mas uma família com dois filhos poderá ter de gastar mais 28 cêntimos por mês com a eletricidade.
Juíza Dora Lucas Neto anunciou, durante a leitura da decisão, que o TC se pronunciou por unanimidade sobre a inconstitucionalidade de várias normas.
Os tutores vestiram os cães com quimonos e levaram-nos a templos, para abençoar os seus companheiros
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo