O autor do ataque a uma escola em Graz, esta terça-feira, na Áustria, é um ex-estudante de 21 anos que não completou os estudos, tendo utilizado duas armas para matar pelo menos outras nove pessoas, segundo as autoridades austríacas.
De acordo com a polícia austríaca, citada pela Associated Press (AP), o ataque matou pelo menos 10 pessoas (incluindo o seu autor, que se suicidou) e feriu 12 (algumas com gravidade). O atacante era um homem de 21 anos que tinha duas armas, aparentemente obtidas de forma legal.
Segundo a AP, a polícia não apontou já razões para as motivações, mas disse que o jovem se suicidou na casa de banho após o ataque.
O ministro do Interior austríaco, Gerhard Karner, afirmou em conferência de imprensa que o autor era um ex-estudante da escola secundária em causa (BORG Dreierschützengasse, a um quilómetro do centro de Graz) e que não tinha completado os estudos.
Já o chanceler austríaco, Christian Stocker, decretou três dias de luto nacional na sequência da tragédia, falando num "dia negro" para a história do país.
O presidente, Alexander van der Bellen, disse que "este horror não pode ser reproduzido em palavras".
O jornal Kronen Zeitung indica que o tiroteio começou por volta das 10:00 da manhã locais (09:00 em Lisboa) e que o suposto agressor disparou em duas salas de aula diferentes.
"Várias unidades especiais da polícia de intervenção estão no local", disse então a polícia na rede social X, referindo-se a "tiros" sem dar mais pormenores.
Às 11:30, a polícia local escreveu na rede social X que a escola foi totalmente evacuada e todos foram levados para um ponto de encontro seguro.
A polícia indicou que a situação está "controlada e segura" e que não acredita que haja mais perigo.
Graz, a segunda maior cidade da Áustria, está localizada no sudeste do país e tem cerca de 300 mil habitantes.
Existem riscos de, nos próximos dias, algumas zonas ribeirinhas poderem ter de ser evacuadas
Na próxima madrugada uma nova tempestade vai entrar pela Grande Lisboa com chuva forte.
Anuncio foi feito por Luís Montenegro no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros
Somando os valores, conclui-se que a CMTV registou mais audiência do que os principais concorrentes juntos: CNN, com 2,9% de share; e SIC Notícias, com 2,7%.
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Ex-internacional e dirigente defendeu aposta nos jovens lusos no Congresso: "Já provaram que são melhores"
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos