A aplicação de rastreio à Covid-19 StayAway Covid já foi descarregada quase um milhão de vezes em apenas 18 dias. No total foram feitos 925.884 downloads em menos de três semanas, mas apenas 46 infetados inseriram os seus códigos de infeção, dando origem a 53 telefonemas à linha SNS24, segundo dados do Expresso.
Ao mesmo tempo, uma aplicação espanhola e com um nome semelhante, viu os seus números de descarregamentos disparar após o lançamento oficial da StayAway Covid. Foram já mais de 100 mil os utilizadores a descarregarem a Stayaway, uma aplicação que apenas mede distâncias entre pessoas através de comunicações bluetooth.
A aplicação portuguesa também usa o Bluetooth, mas recorre ainda a outras tecnologias de localização e é a escolha oficial do Governo para o rastreio de contactos suspeitos de estarem infetados com a Covid-19, possibilitando a introdução de códigos que levam ao alerta de pessoas próximas de infetados nos dias anteriores. A StayAway Covid pode ser descarregada para android e para iOS.
De acordo com o Expresso, os criadores da Stayaway Covid já contactaram a Google sobre a confusão entre as duas aplicações, com a empresa a não se ter mostrado aberta a remover a aplicação ou removê-la do mercado português. No entanto, esta terá sido já retirada da Google Play.
"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Motores terão de ser feitos em aço verde ou utilizar combustíveis renováveis
Paul Doyle feriu mais de 130 adeptos
Informação foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros no parlamento.
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos