Dois anos depois de ter colocado no mercado os originais Bose QuietComfort Ultra, a reputada marca norte-americana de produtos de áudio decidiu renovar a sua oferta, para lançar uma segunda versão, a '2nd Gen'. Uma novidade que mantém tudo o que trazia de bom da primeira versão, mas com alguns pequenos toques que ajudam a dar-lhe um toque ainda mais premium (ou luxuoso).
Para terem um pequeno contexto, desde finais de 2023 que os QuietComfort Ultra são a nossa companhia para as mais variadas viagens de trabalho (e não só) que temos feito. O momento mais crítico do teste sempre foi o das viagens de avião, com aquele ruído sempre chato que, aqui e ali, nos impede descansar. A versão original já nos dava resultados bastante satisfatórios, pelo que dificilmente iríamos sair desapontados - considerando que a mudar tem de ser sempre para melhor.
A nova versão, pegando naquele tal toque mais premium, está praticamente igual do ponto de vista visual à original. Tem apenas uma ligeira mudança. O símbolo da Bose está num tom mais brilhante e as hastes têm a mesma cor, uma espécie de dourado que dá um toque realmente algo luxuoso e trabalhado. E até ao toque se sentem algo mais confortáveis neste particular. De resto, tudo igual: os mesmos botões e a mesma localização dos mesmos.
Falando em conforto, quando os colocámos temos a sensação de que são menos intrusivos. Encaixam bem na cabeça e nas orelhas e conseguem, depois, fazer bem o seu trabalho a isolar o som (que para nós é o aspeto mais importante neste tipo de headphones). Não os usamos de forma regular no dia a dia, pois preferimos usar auriculares mais discretos e menos pesados, mas numa viagem longa, que pode ter algum ruído em volta, é uma opção obrigatória.
No campo do cancelamento de ruído, a Bose não mexe grande coisa no que já tinha nesse particular, mas melhora ligeiramente todos os modos. Não o testámos em laboratório, mas foi uma sensação que tivemos. Neste campo, a Bose adiciona um quarto modo, o Cinema, que nos dá um som algo mais polido em contexto de filmes ou documentários - que se junta aos Quiet, Aware e Immersion. Este modo Cinema é especialmente útil para quem, como nós, faz várias viagens de avião e gosta de estar bem acompanhado por uns filmes ou séries.
Outro ponto que a Bose melhorou foi a autonomia. A versão original, tendo uma boa autonomia, ficava algo aquém para um modelo do seu valor, pois tinha pouco mais de 24 horas de bateria. A nova versão eleva bastante esse número, colocando-o nas 30 horas segundo os dados da marca. Ainda segundo o que é apresentado, é possível garantir duas horas e meia de reprodução com 15 minutos de carga (a carga total, dos 0 aos 100% demora 3 horas). Agora, com estes dados, é possível fazer tranquilamente uma viagem de longo curso (ou longuíssimo) e chegar ao destino ainda com bateria para, por exemplo, chegarmos ao hotel e, enfim, colocar novamente à carga.
Os Bose QuietComfort Ultra Headphones (2nd Gen) contam com microfone incluído, o que permite fazer chamadas e, por exemplo, gravações de vídeo para podcasts, e com muito boa qualidade. Não que seja algo que usemos regularmente, mas para este teste decidimos arriscar usá-lo e ficamos agradados.
Do ponto de vista das dimensões, o novo modelo é exatamente igual ao anterior, ganhando apenas 8 gramas no peso, provavelmente pela troca dos materiais que estão colocados nas hastes. Não são pequenos, mas são de fácil arrumação, já que trazem um estojo (com um toque também algo luxuoso e bem resistente) que nos permite guardá-los sem problemas.
Do ponto de vista da conectividade, podemos tê-los emparelhados a dois dispositivos em simultâneo através de Bluetooth e fazer o 'switch' entre eles diretamente no botão dos headphones ou, então, na aplicação. De resto, por terem um cabo USB-C com capacidade de áudio, podemos ligá-los diretamente aos nossos dispositivos através desse cabo. Basta escolher.
A aplicação, refira-se, está muito bem conseguida e permite-nos tratar de tudo, como alternar modos, mexer no equalizador, retocar o áudio imersivo, definir os atalhes e, ainda, obter dicas sobre como utilizá-los e mantê-los.
Disponíveis por 449 euros, os Bose QuietComfort Ultra Headphones (2nd Gen) não são, claro, a opção mais barata do mercado, mas não deixa de ser interessante o facto da marca norte-americana ter somente elevado em 20 euros em relação ao preço da geração anterior. O que, olhando para a inflação atual... é muito bom.
Por Fábio Lima