Jorge Mendes não gere apenas as carreiras de jogadores. Tem também em mãos as de alguns treinadores. Não muitos, por ser mais delicado trabalhar com estes profissionais, pois dependem dos resultados. Mourinho é, contudo, alguém em quem confia. E vice-versa. A relação começou em 2004, quando o técnico, recém-sagrado campeão europeu pelo FCPorto, pensou em “dar o salto”. “Houve três agentes que me queriam representar, eu queria ir para Inglaterra e o Chelsea era uma opção que me poderia interessar. Então apareceu um quarto agente, que era Jorge Mendes. A todos eles disse: aquele que ficar comigo é aquele que me trouxer o Abramovich ou que me leve até ele”, conta Mourinho.
Dois dias mais tarde, Mendes ligou:“Abramovich está em Portugal e quer ver-te”. Marcou-se uma reunião no restaurante Camelo, na Apúlia, com o russo, Peter Canyon, diretor-desportivo do Chelsea, e advogados do clube.“O Jorge provou que não me mentia”, recorda Mou, que optou por ficar com Mendes mal recebeu um telefonema de um dos outros agentes durante a reunião. “Disse-me que estava com Abramovich em Paris. ‘José, estou aqui com o Abramovich, estou a tratar de tudo, espera um pouco mais que estou com ele’. E eu ali, com Abramovich à minha frente”. Começou a assim a relação entre Mourinho e Mendes, que depressa passou a ser também de amizade.
Futuro de Jesus
Jorge Jesus já conhecia o empresário há algum tempo, mas só estabeleceu uma ligação profissional quando foi para o Benfica. “Tinha várias ofertas, mas Mendes aconselhou-me que fosse para o Benfica. Nessa altura era só meu amigo, não meu representante. Até agora não voltei a precisar dele.Daqui para a frente veremos”, diz.
Agradecido
Lopetegui e Mendes só se conheceram em 2013, através de um amigo comum. “Estava a estudar duas ofertas importantes, quando apareceu o FC Porto. Não tive qualquer dúvida que era o clube perfeito para mim”, conta o espanhol, agradecido pela ajuda do agente português.
As declarações do treinador do FC Porto após o empate (1-1) com o Vik. Plzen na Liga Europa
Central acredita que a turma insular vai conseguir a vitória que lhes escapa há mais de um mês
Defesa-central deu voz à desilusão do FC Porto após empate (1-1) com o Plzen
Grego só perde para Kane, Ueda e Muriqi na diferença entre os tentos marcados e os golos esperados
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Ajax venceu tal como os leões e belgas também ganharam
Rumores e confirmações nos principais campeonatos