APCVD debate em Viseu inovações para tornar espetáculos desportivos mais seguros

APCVD debate em Viseu inovações para tornar espetáculos desportivos mais seguros

Viseu vai voltar a ser palco de um congresso internacional sobre segurança, proteção e hospitalidade em eventos desportivos, com a presença de representantes da FIFA e da UEFA, em evento organizado pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), na sua terceira edição.

Nos dias 14 e 15 de outubro, a cidade de Viseu acolhe novo Congresso Internacional dedicado à segurança, proteção e hospitalidade em eventos desportivos. Estarão reúnidos gestores de segurança, assistentes de recinto desportivo, oficiais de ligação aos adeptos, técnicos municipais de desporto e forças policiais, num espaço de partilha e capacitação.

PUB

O S4 Congress – Safety, Security and Service at Sports Events contará com uma programação diversificada, incluindo apresentações, debates e workshops. Será apresentado um estudo sobre o Mundial de Clubes 2025, pela FIFA, e a Masterclass on Pyrotechnics, com formadores certificados pela UEFA e entrega de certificados aos participantes, reforçando competências para responder a um dos grandes desafios atuais: o uso de pirotecnia em recintos desportivos. O congresso contará ainda com a participação de outros oradores internacionais, tais como representantes das Nações Unidas e do Conselho da Europa.

A sessão de abertura do Congresso contará com a presença da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.

No momento que antecede a sessão de encerramento, será celebrado um protocolo de colaboração entre a Procuradoria-Geral da República e a APCVD. A sessão de encerramento contará com a presença do Procurador-Geral da República, Amadeu Guerra, e do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro.

PUB

O evento conta com as parcerias firmadas com o Município de Viseu, a Associação Empresarial da Região de Viseu, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, o Conselho da Europa, a Fundação do Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Instituto Politécnico de Viseu e o Município de Vouzela.

Record será media partner do congresso - assim como o portal desportivo zerozero - e irá transmitir online as intervenções.

As duas edições anteriores reuniram mais de dois mil participantes de 14 países e contaram com oradores de entidades de referência internacional. A edição de 2025 visa reforçar esse reconhecimento e sublinhar uma ideia essencial: a segurança nos espetáculos desportivos não se alcança com soluções simplistas, mas através de conhecimento, cooperação e uma cultura de responsabilidade partilhada.

PUB

Por Mário Duarte
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Notícias Mais Vistas
PUB