VINHA, antigo avançado do Salgueiros e do FC Porto, está de regresso aos relvados, para representar o Tirsense, da III Divisão.
Após época e meia de inactividade, o veterano jogador cabo-verdiano (34 anos), aceitou o convite que lhe foi endereçado por Eurico Gomes para representar o clube de Santo Tirso, onde vai reencontrar o irmão Nilton.
Vinha conta que aceitou o convite de Eurico por acreditar que ainda tem muito para dar ao futebol. ”Sinto que posso ajudar o Tirsense”, afirma, não escondendo, porém, alguma nostalgia quando fala da sua passagem pelo escalão primodivisionário.
”Tenho muitas saudades. Actuar na I Divisão é o sonho de qualquer jogador, e não são todos que o conseguem. Agora, tudo é diferente. A responsabilidade continua a ser a mesma, mas os objectivos são, forçosamente, distintos”.
O atleta entende, porém, que ”tinha condições para continuar na I Divisão”, onde disputou 181 jogos, apontando 23 golos.
Já no caso de Nilton, de 25 anos, a ”aventura” no escalão principal foi bem mais efémera. ”Tive, de facto, uma passagem curta pela I Divisão, mas, ainda assim, a experiência foi bastante positiva. Além disso, ainda sou jovem e tenho a certeza que, mais tarde ou mais cedo, vou regressar. Acredito muito nas minhas potencialidades e, modéstia à parte, qualidades não me faltam”.
Vinha tem uma opinião muito favorável sobre as capacidades futebolísticas do irmão e considera que só lhe tem faltado sorte. ”Valor tem que chegue. É tecnicista, rápido e remata com facilidade. Não tenho dúvidas que ainda vai ser muito falado”.
Cinco anos depois, Vinha volta a jogar ao lado de Nilton – alinharam juntos no Salgueiros, em 95/96. ”É sempre agradável actuarmos juntos. Temos um objectivo em comum e é nesse sentido que trabalhamos. Vamos dar o melhor para ajudar o Tirsense a subir à II Divisão B”, afirmam, em uníssono.
Médio do V. Guimarães prepara-se para assinar pelo campeão Mamelodi Sundowns
Candidato à presidência do Benfica fala em "desespero visível" do presidente do Benfica
Águias dizem que o treinador tem "total apoio e solidariedade da estrutura do clube"
Treinador do Moreirense na antevisão ao duelo com o Sporting
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal
Luca Zidane vai representar país dos avós
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram