VINHA, antigo avançado do Salgueiros e do FC Porto, está de regresso aos relvados, para representar o Tirsense, da III Divisão.
Após época e meia de inactividade, o veterano jogador cabo-verdiano (34 anos), aceitou o convite que lhe foi endereçado por Eurico Gomes para representar o clube de Santo Tirso, onde vai reencontrar o irmão Nilton.
Vinha conta que aceitou o convite de Eurico por acreditar que ainda tem muito para dar ao futebol. ”Sinto que posso ajudar o Tirsense”, afirma, não escondendo, porém, alguma nostalgia quando fala da sua passagem pelo escalão primodivisionário.
”Tenho muitas saudades. Actuar na I Divisão é o sonho de qualquer jogador, e não são todos que o conseguem. Agora, tudo é diferente. A responsabilidade continua a ser a mesma, mas os objectivos são, forçosamente, distintos”.
O atleta entende, porém, que ”tinha condições para continuar na I Divisão”, onde disputou 181 jogos, apontando 23 golos.
Já no caso de Nilton, de 25 anos, a ”aventura” no escalão principal foi bem mais efémera. ”Tive, de facto, uma passagem curta pela I Divisão, mas, ainda assim, a experiência foi bastante positiva. Além disso, ainda sou jovem e tenho a certeza que, mais tarde ou mais cedo, vou regressar. Acredito muito nas minhas potencialidades e, modéstia à parte, qualidades não me faltam”.
Vinha tem uma opinião muito favorável sobre as capacidades futebolísticas do irmão e considera que só lhe tem faltado sorte. ”Valor tem que chegue. É tecnicista, rápido e remata com facilidade. Não tenho dúvidas que ainda vai ser muito falado”.
Cinco anos depois, Vinha volta a jogar ao lado de Nilton – alinharam juntos no Salgueiros, em 95/96. ”É sempre agradável actuarmos juntos. Temos um objectivo em comum e é nesse sentido que trabalhamos. Vamos dar o melhor para ajudar o Tirsense a subir à II Divisão B”, afirmam, em uníssono.
Capitão fora dos eleitos e técnico alimenta dúvida entre Cláudio Ramos e João Costa
Prémio do Sindicato dos Jogadores relativo aos meses de agosto e setembro
O central brasileiro do E.Amadora falou com Record sobre o início de temporada nos tricolores, bem como o início desta paixão pelo futebol
Viriatos de Sérgio Fonseca levam cinco vitórias consecutivas na 2ª Liga e tentam segurar lugar que dá acesso ao playoff de subida
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Hélio Sousa conduziu o Kuwait a um empate frente ao Egito