O antigo avançado do Salgueiros e do FC Porto, de 34 anos, aceitou jogar na III Divisão, após uma época e meia de inactividade, por acreditar que ainda tem muito para dar ao futebol
VINHA, antigo avançado do Salgueiros e do FC Porto, está de regresso aos relvados, para representar o Tirsense, da III Divisão.
Após época e meia de inactividade, o veterano jogador cabo-verdiano (34 anos), aceitou o convite que lhe foi endereçado por Eurico Gomes para representar o clube de Santo Tirso, onde vai reencontrar o irmão Nilton.
Vinha conta que aceitou o convite de Eurico por acreditar que ainda tem muito para dar ao futebol. ”Sinto que posso ajudar o Tirsense”, afirma, não escondendo, porém, alguma nostalgia quando fala da sua passagem pelo escalão primodivisionário.
”Tenho muitas saudades. Actuar na I Divisão é o sonho de qualquer jogador, e não são todos que o conseguem. Agora, tudo é diferente. A responsabilidade continua a ser a mesma, mas os objectivos são, forçosamente, distintos”.
O atleta entende, porém, que ”tinha condições para continuar na I Divisão”, onde disputou 181 jogos, apontando 23 golos.
Já no caso de Nilton, de 25 anos, a ”aventura” no escalão principal foi bem mais efémera. ”Tive, de facto, uma passagem curta pela I Divisão, mas, ainda assim, a experiência foi bastante positiva. Além disso, ainda sou jovem e tenho a certeza que, mais tarde ou mais cedo, vou regressar. Acredito muito nas minhas potencialidades e, modéstia à parte, qualidades não me faltam”.
Vinha tem uma opinião muito favorável sobre as capacidades futebolísticas do irmão e considera que só lhe tem faltado sorte. ”Valor tem que chegue. É tecnicista, rápido e remata com facilidade. Não tenho dúvidas que ainda vai ser muito falado”.
Cinco anos depois, Vinha volta a jogar ao lado de Nilton – alinharam juntos no Salgueiros, em 95/96. ”É sempre agradável actuarmos juntos. Temos um objectivo em comum e é nesse sentido que trabalhamos. Vamos dar o melhor para ajudar o Tirsense a subir à II Divisão B”, afirmam, em uníssono.
Treinador do Chaves elogia o homólogo do Benfica e diz ter gostado da exibição frente às águias
Treinador analisou a vitória do Benfica em Chaves, para a Taça de Portugal
Avançado grego marcou os dois golos frente ao Chaves
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida