1/2
A FIFA iniciou esta quarta-feira o seu congresso em Paris com um minuto de silêncio em memória do sueco Lennart Johansson, ex-presidente da UEFA, que morreu esta quarta-feira aos 89 anos, e de José Luís Nuñez, antigo presidente do Barcelona.
"Gostaríamos de lembrar aqueles que infelizmente nos deixaram no último ano. Hoje começamos com a triste notícia da morte de Lennart Johansson", disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, no arranque do 69.º congresso do organismo.
Johannson e José Luís Nuñez, que faleceu no início de dezembro de 2018, foram lembrados num ecrã gigante colocado na sala do centro de exposições de Paris.
"Estarei sempre agradecido por o ter tido como presidente da UEFA, quando me juntei à organização em 2000", acrescentou o presidente da FIFA.
Também a UEFA, que Lennart Johansson presidiu entre 1990 e 2007, lamentou a morte do seu antigo responsável, anunciando um minuto de silêncio os jogos sob a sua tutela durante esta semana, entre os quais a Liga das Nações, em Portugal.
"A fisionomia do futebol europeu mudou completamente, tanto no plano desportivo, como comercial", indicou a UEFA em relação ao legado de Lennart Johansson, explicando que a instituição deixou de ser "um organismo administrativo de bairro".
Nos elogios, a casa do futebol europeu lembra o dirigente como "um líder visionário" e o "arquiteto da Liga dos Campeões", a quem o futebol mundial estará sempre agradecido.
De vários setores do futebol surgem lamentos e condolências face à morte do sueco, e entre elas também a Associação Europeia de Clubes (ECA), que prepara a sua assembleia extraordinária em Malta, e as Ligas Profissionais Europeias (EPFL).
O suíço Joseph Blatter, antigo presidente da FIFA, que renunciou em 2015 ao cargo e foi afastado do futebol por corrupção, ganhou a presidência da FIFA em 1998, na sucessão a João Havelange, num sufrágio em que venceu Lennart Johansson.
"Com Lennart Johansson perdemos um verdadeiro peso pesado. Fomos aliados, oponentes, até rivais, mas em todas as situações houve respeito e jogo limpo. Obrigado pela tua dedicação ao nosso desporto e à tua família. Descansa em paz", escreveu Joseph Batter na sua conta no Twitter.
Um dos últimos momentos públicos de Lennart Johannson aconteceu no final de abril, quando o ex-presidente da UEFa entregou o troféu que tem o seu nome, o da Youth League, à equipa do FC Porto, após vencer a competição e sagrar-se campeã europeia de clubes de sub-19.
Por LusaJosé Luís Mendes estreia 13 jogadores
Técnico do Sp. Braga espera deixar uma boa imagem no duelo da 2.ª jornada da Liga Placard de futsal
Cristiano Coelho, de 33 anos, e Alcides Lopes (34) são os treinadores mais jovens desta edição da competição
Verdes e brancos colam-se à condição a Santa Clara e Benfica no trio da frente, com 9 pontos
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Sem opção de compra
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham