A Liga de Clubes decidiu, em comunicado publicado esta quinta-feira, suspender todos os jogos e treinos. Record sabe que a paragem é por tempo indeterminado mas que se vai estender até aos compromissos das seleções, permitindo assim uma pausa de três semanas. Estava previsto que o campeonato parasse no próximo dia 29 por causa dos jogos particulares.
Recorde-se que já hoje as competições de futebol e futsal organizadas pela FPF foram suspensas por tempo indeterminado, anunciou a entidade. A medida entra em vigor a 13 de março.
Já esta quinta o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) havia pedido a suspensão da I e II Ligas, depois de ouvidos os capitães das equipas que alinham nos dois escalões. O organismo, presidido por Joaquim Evangelista, pedia a suspensão dos campeonatos profissionais na sequência dos mais recentes desenvolvimentos em relação à pandemia Covid-19, com casos positivos de desportistas em Itália, Espanha e Estados Unidos.
A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.
Itália e Espanha já suspenderam as próximas jornadas do futebol profissional. Em Portugal estão confirmados 78 casos.
Leia na íntegra o comunicado emitido pela Liga PortugalNo seguimento da reunião extraordinária realizada esta quinta-feira, entre a Comissão Permanente de Calendários com a Direção Executiva da Liga Portugal, e que contou com a presença da AMEF e dos médicos representantes dos clubes que compõem a referida Comissão, a Liga Portugal deliberou:
- Suspensão imediata das competições profissionais de futebol da Liga NOS e da LigaPro por tempo indeterminado;
- Realização de reuniões da Comissão Permanente de Calendário, de 3 em 3 dias, para que seja efetuado ponto de situação da evolução da pandemia e das concretas medidas a adotar;
Da reunião resultou ainda a recomendação para a suspensão imediata dos treinos e a recomendação para que todos os agentes desportivos do futebol profissional adotem condutas de contenção social, para que, rapidamente, se possa retomar a atividade desportiva normal.
Esta decisão do Futebol Profissional, em conformidade com a recomendação do Conselho Nacional de Saúde Pública, para que sejam reforçadas as medidas de contenção bem como os meios para a sua implementação, visa ser um exemplo para a Sociedade em geral e para a consciencialização de todos os cidadãos e adeptos.
Polónia, campeã em título, é a adversária que se segue
Novo livro aborda últimos anos do FC Porto
Médio do Vizela superou o colega Moha Moukliss e Ktatau, do Chaves
Dinamarquês distinguido pela Liga deixou para trás 'concorrência' do Gil Vicente... e do Benfica
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano