Morreu João Oliveira Pinto. O antigo futebolista do Sporting e campeão do Mundo de sub-20, em 1991, lutava contra uma leucemia. Tinha 52 anos.
Sob o comando de Carlos Queiroz, o médio-ofensivo sagrou-se campeão mundial de sub-20 em Lisboa, ao lado de jogadores como Nélson, Jorge Costa, Rui Bento, Paulo Torres, Luís Figo, Peixe, Rui Costa ou João Pinto, mas também Brassard, Gil e Toni, ou Capucho, Tulipa, Cao, Abel Xavier, Tó Ferreira e Luís Miguel.
Formado no Sporting, João Oliveira Pinto representou ainda clubes como o Atlético, V. Setúbal, Estoril, Gil Vicente, Sp. Braga, Farense, Marítimo, Académica, Imortal, Amora, Sesimbra e Alfarim.
Desempenhava, há alguns anos, funções como Delegado do Sindicato dos Jogadores e enfrentava, há cerca de dois anos, o mais duro e ingrato duelo da sua vida: a batalha contra o cancro, no caso, a leucemia.
Já depois de lhe dedicar homenagem em espaço próprio, como colunista de Record, Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores e amigo do ex-atleta, chegou a deixar o seu desabafo nas redes sociais.
O Sindicato e o próprio João Oliveira Pinto fizeram questão de manifestar gratidão pelas mensagens de apoio, mas recusaram quaisquer iniciativas de coleta e recolha de donativos.
Fernando Gomes, presidente da FPF, manifestou em nome do organismo que tutela todo o futebol nacional a sua tristeza e enviou as suas condolências a família, amigos, Sindicato dos Jogadores e ao seu presidente, Joaquim Evangelista.
O Sindicato do Jogadores também expressou o seu pesar, com uma mensagem nas redes sociais.
Também a Liga Portugal, presidida por Pedro Proença, fez questão de deixar a sua nota de pesar pela morte de João Oliveira Pinto.
O Sporting, clube onde João Oliveira Pinto se fez jogador de futebol, deixou também os seus pêsames pela morte do ex-leão.
À família enlutada, Record apresenta sentidas condolências.
Em atualização
Por RecordInternacional portuguesa está a recuperar de uma lesão grave no joelho esquerdo
Seleção Nacional arrancou este domingo, um dia após a vitória na Arménia, preparação para o encontro com a Hungria
Jorginho (Torpedo Kutaisi) jogou com Félix nas camadas jovens do Benfica
Leões derrotaram o Belenenses por 4-1 e as águias venceram a Ac. Santarém por 4-0
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995